1 BRASILEIRO EM CADA EQUIPE DA LIGA NOS

José Ronaldo Pereira Junior


Uma das principais marcas da liga portuguesa é a quantidade elevada de jogadores brasileiros. O número expressivo de conterrâneos chama nossa atenção e, muitas vezes, somos surpreendidos com inesperados encontros com velhos conhecidos. A lista a seguir lista ao menos 1 jogador de cada uma das equipes da Liga NOS, uma vez que todos possuem ao menos um futebolista brasileiro.


BELENENSES SAD: O representante do Belenenses SAD em nossa lista é o volante Bruno Ramires, que já disputou 27 partidas na atual temporada e marcou um gol.  O jogador chegou ao clube nesta temporada vindo do Feirense. O último clube do jogador formado pela base do Cruzeiro, no Brasil, foi o CSA. 


BENFICA: Em caso de consulta, acredito que, por unanimidade, Everton Cebolinha seria citado como o brasileiro mais badalado do elenco dos encarnados. O jogador foi contratado com a chancela do treinador Jorge Jesus, que o viu atuar na liga brasileira quando era técnico do Flamengo. Cebolinha, no entanto, ainda não correspondeu a todas as expectativas dos torcedores benfiquistas. O atacante tem 37 jogos e quatro gols em sua primeira temporada em terras lusas. 


BOAVISTA: O experiente goleiro Rafael Bracali é suplente na meta do Boavista. O jogador de 39 anos foi campeão da emblemática Copa do Brasil, conquistada pelo Paulista de Jundiaí, em 2006. Este foi o último clube dele em terras brasileiras. Na atual temporada, Bracali atuou uma vez, pela Taça de Portugal, na derrota do Boavista para o Estoril de Praia por 2x1. O jogador acumula passagens por Nacional da Ilha da Madeira, Olhanense e Arouca. 


FAMALICÃO: Mais um goleiro e mais um suplente. Vaná é um dos brasileiros do Famalicão. O goleiro foi revelado nas categorias de base do Coritiba e integra o plantel famalicense desde a temporada passada, na qual acumulou 23 partidas. Na atual temporada, o arqueiro de 29 anos fez 6 partidas pela equipe de Vila Nova de Famalicão. Antes disso, o jogador passou por Porto, Feirense e seu último clube no Brasil foi o ABC de Natal. 


FARENSE: O representante brasileiro do recém-promovido Farense é o zagueiro César Martins. O jogador passou pelo Flamengo em 2015, emprestado pelo Benfica, e também atuou pelo Santa Clara na liga portuguesa. Na atual temporada, foram oito partidas e um gol anotado para o defensor. Seu último clube no Brasil foi o Juventude. 


FC PORTO: Há 5 temporadas nos dragões, o brasileiro escolhido no Porto é o bom meia Otávio. O jogador, inclusive, foi cotado para a seleção portuguesa e, segundo Sérgio Conceição, é Fernando Santos quem deve decidir sobre a convocatória ou não. São 31 jogos na atual temporada e 5 gols marcados. Otávio é um dos destaques do time portista que está nos quartos-de-finais da liga dos campeões. O jogador deixou o Brasil em 2014 quando jogava no Internacional e, em terras portuguesas, também atuou pelo Vitória de Guimarães.


GIL VICENTE:  O camisa 1 do galo de Barcelos é um jogador bastante conhecido do torcedor brasileiro. Trata-se do goleiro Denis, ex-São Paulo e Figueirense. Tido como um goleiro de atuações duvidosas no Brasil, o arqueiro já está na sua segunda temporada no Gil e soma, ao todo, 63 atuações. Atualmente, o jogador está com 33 anos. 


MARÍTIMO:  O nome de Sassá, muito provavelmente, é o mais conhecido dos nomes brasileiros que fazem parte da equipe do Marítimo. O jogador está emprestado pelo Cruzeiro e fez sete jogos na liga até então. Em relação a gols, o atacante revelado pela base do Botafogo ainda não balançou as redes.


MOREIRENSE: O time de Moreira dos Cônegos tem mais de 10 brasileiros, dentre eles Felipe Pires. São 20 jogos do atacante e 3 gols na temporada pela equipe do Minho. Na temporada de 2019, o jogador vestiu as camisas de Fortaleza e Palmeiras, tendo marcado um gol por cada um deles.


NACIONAL DA MADEIRA: Éber Bessa é um nome já bem conhecido na Liga NOS. O jogador teve uma rápida e tímida passagem pelo Botafogo na temporada passada, tendo deixado o glorioso sem marcar. Bessa já jogou por Marítimo e Vitória de Setúbal na liga portuguesa. O jogador também passou pelo Villa Nova de Nova Lima. Tendo chegado há pouco na equipe insular, são apenas 4 jogos até aqui e, por enquanto, nenhum gol. 


PAÇOS DE FERREIRA: Uma das gratas surpresas da temporada, o Paços conta com o artilheiro Douglas Tanque, de 27 anos. Tanque está na sua terceira temporada pelos castores e já fez 9 gols em 25 jogos da atual temporada. Apesar de ser relativamente jovem, o jogador já teve experiências na Tailândia, no Japão e no México. A melhor temporada de Tanque no Brasil foi no Guaratinguetá, em 2013.


PORTIMONENSE: Há bastante tempo no Portimonense, o zagueiro Lucas Possignolo está em sua sexta temporada pela equipe algarvia e marcou um gol na atual época, tendo feito 19 partidas. Possignolo não é um nome tão popular no Brasil e foi revelado pela base do São Paulo, tendo atuado mais em Portugal durante a carreira que no Brasil. 


RIO AVE: Reserva no América na última campanha do Coelho na série B, o lateral esquerdo Sávio é um dos brasileiros que estão no elenco do bom time de Vila do Conde. Sávio já fez seis jogos desde que chegou e ainda não marcou gols. Apesar de titular até aqui, Sávio só não foi substituído em uma das seis oportunidades em que entrou em campo. Além do América, Sávio também passou por outras equipes do Brasil, como Ferroviária e Londrina.

 

SANTA CLARA: O meia Anderson Carvalho é mais um brasileiro com experiência em Portugal. Aos  30 anos, o jogador está em sua 6ª temporada em território luso. Foram 3 temporadas pelo Boavista e a atual é a terceira pela equipe dos Açores. São 24 jogos e, até aqui, Anderson não balançou as redes na atual época. Aqui no Brasil, o jogador atuou por Santos, Penapolense e Grêmio Barueri. 


SP BRAGA: Lucas Piazón passou várias temporadas sendo emprestado pelo seu então clube, o Chelsea. O jogador revelado pelo São Paulo rodou a Europa, tendo jogado no Málaga (ESP), Vitesse (HOL), E. Frankfurt (ALE), Fulham (ING), Chievo (ITA) e Rio Ave (POR). Após tantos empréstimos, o jogador finalmente teve seu passe comprado pelo Braga, já que Lucas é um dos homens de confiança do técnico Carlos Carvalhal . São 17 jogos e 5 gols até então.


SPORTING: O atual líder da liga portuguesa conta com o jovem atacante Bruno Tabata, de 23 anos. Tabata contabiliza 19 jogos e 2 gols pelos leões na temporada. Apesar da pouca idade, o jogador já é experiente em terras lusas, tendo passado 5 temporadas no Portimonense. Tabata jogou pouco no Brasil e é cria da base do Atlético. 


TONDELA: Com menos carinhas brasileiras em seu plantel, os comandados de Pako Ayestarán contam com a presença de Pedro Augusto. Na atual temporada, são 23 jogos e 1 gol. Além da categoria de base do São Paulo, no Brasil, o jogador passou pelo São Bento. Em Portugal, Pedro também atuou pelo Louletano.

VITÓRIA DE GUIMARÃES: Bruno Duarte é um dos atacantes do Vitória. O jogador tem 25 anos e, no Brasil, atuou pela Portuguesa. Na temporada passada, foram 34 jogos e 10 gols e, na atual temporada, são 20 jogos e 2 gols. 

 


Comentários

Postagens mais visitadas