O QUE ESPERAR DAS OITAVAS DE FINAL?

    Terminada a primeira fase da Eurocopa, chegou o momento em que vencer é a única opção para seguir no campeonato: o mata-mata. E com as dezesseis seleções agrupadas em seus chaveamentos, já poderemos ter em mente quais serão as finais. Então, o Retrancados faz uma pequena prévia dos duelos das oitavas de final da Eurocopa:

Bélgica x Portugal: a forte geração belga já tem um duro desafio pela frente, enfrentando a Portugal de Cristiano Ronaldo. Pelo que foi a fase de grupos das duas seleções, acredito na Bélgica avançando às quartas, pois, além disso, ainda tem um melhor elenco. Cristiano Ronaldo terá que continuar jogando bem e marcando gols para os patrícios passarem.

Itália x Áustria: esse é certamente um dos confrontos das oitavas de final com maior diferença técnica entre as equipes. Após uma primeira fase praticamente perfeita, com um dos melhores ataques e sem sofrer gols, a Itália já está com meio pé nas quartas de final. O time austríaco precisará jogar muito e defender muito bem para reverter esse prognóstico.

França x Suíça: mais um duelo de boa diferença entre os dois times. Apesar de algumas dificuldades na primeira fase, quando empatou com Portugal e tropeçou na Hungria, além de um futebol que não empolga, a França ainda mete medo e deve passar. No entanto, a Suíça não é mosca morta, embora já não seja a mesma de outros tempos.

Croácia x Espanha: esse sim é um duelo mais equilibrado, mas com ligeiro favoritismo espanhol. Após uma primeira fase nada empolgante, só jogando bem mesmo contra a Eslováquia na partida final, a Espanha terá um duelo duro pela frente, contra uma Croácia que também não vive seus melhores momentos, mas tem Modric. Indo contra a corrente, aposto na presença croata nas quartas de finais.

Suécia x Ucrânia: como toda competição internacional que se preze, sempre há um confronto alternativo em algum mata-mata, e esse é o caso da partida entre Suécia e Ucrânia. Apesar das dificuldades que deu para a Holanda na estreia, creio na eliminação da Ucrânia, que tem um time interessante e vem como líder do grupo. No entanto, não é absurdo apostar no contrário.

Inglaterra x Alemanha: esse é um dos jogões das oitavas de final. A Inglaterra não empolga, venceu duas partidas por 1 a 0, empatou outra por 0 a 0 e permanece questionada. Até agora, nada de Harry Kane balançar as redes. Pelo lado alemão, a seleção em fim de trabalho teve dificuldades, perdendo para a França, vencendo Portugal por sonoros 4 a 2 e sofrendo para empatar com a Hungria. Por tudo isso, penso em um duelo decidido nos pênaltis ou na prorrogação, com final feliz alemão.

Holanda x República Tcheca: embora rodeada de desconfiança, a Holanda conseguiu ser líder de seu grupo, vencendo as três partidas. Já os tchecos foram irregulares, avançando como um dos terceiros colocados. Meu palpite é de classificação holandesa, mas sem pensar em tranquilidade. Talvez um 2 a 1 ou um 1 a 0 sejam o placar do jogo.

País de Gales x Dinamarca: este é o segundo duelo alternativo das oitavas. Gales passou de fase muito por causa de Bale, vital para a conquista da importante vitória contra a Turquia na segunda rodada. por sua vez, os dinamarqueses, mesmo perdendo os dois primeiros jogos, avançaram, goleando a Rússia e dando o canto do cisne. Além disso, ainda têm o fator anímico, de quererem dedicar um futuro sucesso a Eriksen, que teve um mal súbito na estreia. Meu coração é dinamarquês.

Comentários

Postagens mais visitadas