FUTEBOL EUROPEU 5X1 FUTEBOL PORTUGUÊS

JOSÉ RONALDO PEREIRA JÚNIOR

    Aos que têm acompanhado meus escritos, foi possível perceber um tom de otimismo no início da temporada em relação ao futebol português a nível continental, mas, aos poucos, o otimismo vai se esvaindo e dá lugar à desilusão - fruto de duas cacetadas de 5 gols cada. Três clubes portugueses na fase de grupos da Liga dos Campeões: motivos de sobra para otimismo. Três clubes portugueses na fase de grupos da Liga dos Campeões: motivos de sobra para preocupação e para reflexão. Tudo muda.

    Na semana passada, o Sporting, surpreendentemente, levou 5 gols do Ajax. Quando pensávamos nesse jogo, imaginava-se, sobretudo por ser em Alvalade, um jogo bastante equilibrado, mas não foi isso que vimos. Ontem veio outra derrota para os lisboetas, mais branda, é verdade, 1x0 para o Dortmund, todavia, mesmo assim, os Leões seguirão zerados por enquanto. Além disso, ainda ontem, foi a vez do Porto levar 5 gols, o algoz foi, mais uma vez, um campeão europeu: o Liverpool. O que não podemos esquecer nesse tipo de derrotas é que o Porto também é um campeão europeu. Os Dragões ao menos têm um ponto na competição, conquistado diante do Atlético de Madrid fora de casa, mas a magnitude da derrota é deveras frustrante. O único português que ainda não levou 5 na Liga do Campeões deste ano é o Benfica, mas lembro que este ainda tem o Bayern de Munique no grupo...

    Nós, amantes do futebol português, sempre argumentamos sobre um desnível das grandes ligas em relação à liga portuguesa. Sempre argumentamos que Benfica, Porto, Sporting e Braga ficam “mal-acostumados” com um evidente nível mais baixo em relação a ligas como a inglesa, a alemã, a espanhola etc. Entretanto, para nossa reflexão, fica a indagação: e o Sheriff? Quais grandes clubes da Moldávia o prepararam para vencer o Real no Bernabeu? E o Brugge? Quais excelentes clubes belgas o prepararam para encarar PSG e RB Leipizig de igual para igual? O campeonato português oferece menos que o campeonato belga e que o campeonato moldavo? Ou está faltando vontade de vencer? Sim, meus amigos, o futebol português precisa de uma autocrítica urgente. Tenho certeza de que Porto, Sporting e Benfica têm muito mais para entregar nessa Liga dos Campeões do que aquilo que temos visto. Há tempo ainda, mas, como já disse, 2021-22 já tem um horizonte nebuloso para o futebol português.

Comentários

Postagens mais visitadas