DERRUBANDO A FALÁCIA DOS "12 GRANDES"

    Desde que me entendo por amante do futebol, ou seja, de 2005 pra cá, quando tinha meus 5-6 anos, sempre ouvi falar que o futebol brasileiro tem 12 times gigantes. Há várias e várias classificações para isso, e acho até que fazer essa divisão é contraproducente em se tratando de futebol brasileiro (e esse nem é o objetivo deste texto), mas adiciono um clube ao rol dos grandes do país, que vem crescendo mais e mais a cada ano: o Athletico Paranaense.

    Outrora sombra do rival Coritiba, campeão brasileiro na década de 80, o Furacão se mostrou ao país em 2001, quando conquistou seu primeiro título da elite nacional em cima do São Caetano. De lá pra cá, ainda foi vice do Brasileirão 2004, mas acabou caindo de rendimento nos anos seguintes, amargando um rebaixamento para a Série B em 2011. Foi a partir da volta à Primeira Divisão, em 2013, e do vice-campeonato na Copa do Brasil no mesmo ano que o Furacão ganhou ainda mais terreno no cenário nacional, mostrando força para conquistar a Sul-Americana em 2018 e a Copa do Brasil em 2019. Se ainda havia dúvidas sobre o tamanho do clube paranaense, todas elas se dissiparam no sábado, quando o Athletico venceu o Bragantino por 1 a 0, gol de Nikão, e faturou o bi da Sul-Americana três anos depois. É o primeiro clube brasileiro a ter mais que um título da competição criada nos anos 2000.

    O Furacão é gigante, e hoje, considerando o momento recente, é um clube maior que Botafogo e Vasco, por exemplo. O Cruzeiro não digo, pois a Raposa faturou o bi da Copa do Brasil há menos de 5 anos, mas botafoguenses e vascaínos não brigam por títulos há tempos, pensando sempre em rebaixamento. O Vasco de 2022 nem isso, pois não conseguiu o acesso para a Série A e continuará na segundona por mais um ano, o que é um baque para um clube tão importante.

    Resumindo, o Athletico Paranaense é gigante, e tem condições de bater de frente com qualquer time brasileiro, principalmente nas competições em mata-mata. Com três títulos importantes conquistados nos últimos três anos, eu diria que hoje, 22 de novembro de 2021, o futebol brasileiro tem pelo menos 13 times gigantes. E olha que nem estou contando Bahia, Sport, Ceará etc.

Comentários

Postagens mais visitadas