RETROSPECTIVA 2021: CUIABÁ

Com bons números defensivos, João Lucas se destacou na lateral-direita do Cuiabá. (ge.globo).


    A temporada de estreia do Cuiabá na primeira divisão foi positiva. Com um futebol burocrático, mas por vezes eficiente, principalmente fora de casa, o Dourado até viveu algumas rodadas de susto, afundado na zona de rebaixamento, mas depois saiu do Z4 e permaneceu na zona intermediária da tabela. Na reta final do campeonato, o time caiu um pouco de rendimento, correndo risco de rebaixamento, mas a salvação veio na penúltima rodada, com a vitória sobre o Fortaleza. No fim, ainda ficou de positivo a classificação do clube para a Sul-Americana, o que sem dúvida é um incentivo técnico e financeiro para a próxima temporada.

    O principal nome da caminhada do Cuiabá na Série A esteve na casamata: contratado para o lugar de Alberto Valentim, demitido logo após o primeiro jogo, Jorginho deu sua cara à equipe, fazendo um trabalho melhor que no Coritiba em 2020. Sob o comando do tetracampeão, o Dourado não foi dos melhores times em casa, perdendo pontos importantes, mas incomodou como visitante. sofrendo apenas 5 derrotas longe de seus domínios. O maior porém é que talvez o time tenha empatado demais no campeonato, o que não é um bom negócio em um torneio de pontos corridos. Agora, para 2022, Jorginho não ficará, mas o legado que deixa é positivo. Resta saber se bons nomes da equipe no campeonato, como João Lucas e Elton, ficarão para o ano que vem.


NÚMEROS DA CAMPANHA

47 pontos; 38 jogos; 10 vitórias; 17 empates; 11 derrotas; 34 gols marcados; 37 gols sofridos; 41,2% de aproveitamento
Em casa: 27 pontos - 18ª melhor campanha
Fora: 20 pontos - 9ª melhor campanha
Destaques: João Lucas (LD), Walter (G) e Élton (A)
Decepção: Uendel (LE)
Artilheiros: Élton, 9 gols
Rei das assistências: Rafael Gava, 5 passes-chave
Técnicos: Alberto Valentim e Jorginho
Melhor atuação: Palmeiras 0x2 Cuiabá (17ª rodada)
Pior atuação: Cuiabá 1x3 Palmeiras (36ª rodada)
Turno: 24 pontos, 11º colocado
Returno: 23 pontos, 16º colocado
Prognóstico: briga contra o rebaixamento
2022: classificado para a Copa Sul-Americana
Resumo da temporada: Nota 7! Em sua primeira participação na Série A, o Cuiabá fez uma campanha tranquila em boa parte do tempo, frequentou pouco o Z4 e ainda se classificou para a Sul-Americana.

Comentários

Postagens mais visitadas