RETROSPECTIVA 2021: FLUMINENSE

2021 foi mais uma boa temporada do bom zagueiro Nino pelo Fluzão. (Lance!).


    Assim como em 2020, a temporada do Fluminense foi regular. Apesar de alguns percalços, como o início ruim sob o comando de Roger Machado, o time conseguiu se reequilibrar no Brasileirão e, com relativa solidez, mais uma vez buscou a vaga na Libertadores. Se faltaram grandes destaques individuais (reconheço que foi difícil escolher três jogadores de destaque no campeonato), o coletivo que chamou a atenção, ganhando jogos importantes, como os dois clássicos contra o Flamengo. Para 2022, com a classificação para a fase preliminar da Libertadores, reforços serão importantes para mais uma temporada que promete ser longa.

    Uma das carências do time, que era a idade avançada de muitos de seus jogadores, foi resolvida durante o campeonato com as boas performances de jovens como Luiz Henrique, Gabriel Teixeira e André, entre outros, além da saída do contestado Nenê para o Vasco. Com essas boas promessas e a experiência do capitão Fred na frente, o Fluzão ainda conseguiu alcançar as quartas de final da Libertadores, mas acabou caindo perante o Barcelona do Equador. Ao contrário do que foi sua campanha no Brasileirão, com um bom desempenho em casa e um sofrível fora, se o time tivesse se portado melhor no Maracanã, talvez a vaga nas semifinais teria sido conquistada.


NÚMEROS DA CAMPANHA

54 pontos; 38 jogos; 15 vitórias; 9 empates; 14 derrotas; 38 gols marcados; 38 gols sofridos; 47,4% de aproveitamento
Em casa: 38 pontos - 3ª melhor campanha
Fora: 16 pontos - 14ª melhor campanha
Destaques: André (V), Nino (Z) e Marcos Felipe (G)
Decepção: Ganso (M) - (não que alguém esperasse algo)
Artilheiro: Luiz Henrique, 6 gols
Rei das assistências: Danilo Barcelos, 4 passes-chave
Técnicos: Roger Machado e Marcão
Melhor atuação: Fluminense 3x1 Flamengo (31ª rodada)
Pior atuação: Fluminense 1x4 Athletico/PR (8ª rodada)
Turno: 25 pontos, 8º colocado
Returno: 29 pontos, 4º colocado
Prognóstico: briga por vaga na Libertadores
2022: classificado para a Libertadores
Resumo da temporada: Nota 7! Apesar de algumas turbulências, o Fluminense conseguiu se manter no top-10 da tabela em boa parte do campeonato e mais uma vez se classificou para a Libertadores. A pena foi que a vaga não foi diretamente para a fase de grupos.

Comentários

Postagens mais visitadas