MAIS UMA VITÓRIA NA ESTRELA DO LÍDER

    Como tem sido relativamente comum nesse Campeonato Brasileiro, o Palmeiras conquistou no último domingo mais uma vitória suada e brigada, se mantendo na liderança do certame mais uma vez. Com uma boa atuação no primeiro tempo e uma ruim no segundo, o time de Abel Ferreira conseguiu ser competente o suficiente para segurar o ímpeto do Inter no Allianz Parque e, com a  estrela de líder, sair de campo com a vitória. Será algum tipo de sorte de campeão do lado alviverde?

    Para a partida contra o Inter, o grande destaque na escalação do Verde foi a entrada de José "El Flaco" López no comando de ataque, relegando Merentiel ao banco, o que mostra mais uma vez a busca de Abel Ferreira pelo nome ideal para substituir Rony no primeiro duelo contra o Atlético/MG pela Libertadores, que corre o risco de ser cortado por lesão. No resto do time, os jogadores eram os titulares do Palmeiras, com Raphael Veiga e Gustavo Scarpa jogando juntos. Por sua vez, o Inter veio a campo com muitos problemas, principalmente nas laterais, já que Mercado e Thauan Lara tiveram que cobrir as lacunas deixadas pelos negociados Heitor e Moisés. No restante da escalação, uma estratégia de compor mais o meio-campo, com quatro homens - Gabriel, Johnny, Edenílson e De Pena - além de muita mobilidade no ataque com Wanderson e Pedro Henrique. Pelo menos eram essas as ideias de Mano Menezes para o jogo.

    No entanto, com a bola rolando, o Palmeiras foi bem mais eficiente que o Inter, sufocando o Colorado no campo de defesa gaúcho, atacando bem pelas pontas, principalmente com Gustavo Scarpa pela direita. Apesar disso, foi pelo outro lado que saiu o gol alviverde, com Dudu recebendo uma linda bola de Zé Rafael para passar por Mercado e rolar para Gustavo Gómez abrir o marcador. Àquela altura, o gol já era merecido pela superioridade do Palmeiras no primeiro tempo, mas o 1 a 0 ao fim dos primeiros 45 minutos foi pouco para o que os paulistas produziram, tendo até um gol anulado de Murilo. O Inter só deu uma melhoradinha mesmo depois dos 40 minutos, mas ainda assim longe do que podia apresentar.

    Pensando em fazer um segundo tempo melhor, Mano Menezes fez duas mexidas na volta para o intervalo: a primeira delas não mudou muito o cenário, pois a entrada de Maurício no lugar de Gabriel não teve grande impacto na partida, apesar de tornar o time mais ofensivo; no entanto, a segunda foi muito mais eficiente, pois com Alemão em campo na vaga de Wanderson, o Inter passou a uma referência na frente e um jogador menos apagado para avançar pelos lados. Além disso, destaca-se também o fator estrela, pois Alemão entrou acesíssimo no jogo, com muita inspiração, acertando todas as suas jogadas, formando uma dupla afinada de "loirinhos" com Pedro Henrique.

    Com isso, o Inter foi muito mais perigoso na segunda etapa, embora não tenha conseguido finalizar com tanta precisão de imediato. Esse papel era do Palmeiras, que exigiu do goleiro Daniel duas grandes defesas e ainda acertou a trave. Assim, como se vê, o jogo era o mais puro suco de aleatoriedade, e foi assim, nesse ritmo, que o Colorado cresceu no jogo, chegando a acertar a trave em uma jogadaça de Alemão e até empatando aos 37 com o próprio centroavante em uma bomba de perna esquerda. Pena para o Inter que o Palmeiras vive um momento em que, mesmo quando a situação aperta, a solução vem: Gabriel Menino, que havia entrado ainda no segundo tempo no lugar do apagado Raphael Veiga, pegou de primeira um cruzamento de Vanderlan pela esquerda e marcou o gol da vitória. 2 a 1 e mais uma rodada de liderança absoluta para o alviverde, enquanto o Inter lamenta a pequena distração no final que lhe custou um importante empate.

    Com o resultado, o Palmeiras segue tranquilo na ponta, com 39 pontos e quatro a mais que o vice-líder Corinthians, além de ostentar o título simbólico do primeiro turno do campeonato. Se o décimo primeiro título nacional será conquistado em novembro, só o futuro dirá, mas no momento, o mais provável é que isso aconteça. Já o Inter, apesar da interrupção de seu bom momento, deve se orgulhar do bom primeiro tempo e de ter estado tão próximo do empate - até da vitória. No entanto, o time agora foi ultrapassado pelo Flamengo e está em 7º com 30 pontos.


PALMEIRAS 2x1 INTERNACIONAL
Campeonato Brasileiro 2022 - 19ª rodada
Data: 24/07/2022 - 16h
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Gols: Gustavo Gómez 18', Alemão 82', Gabriel Menino 88'
Cartão amarelo: Gabriel e Mano Menezes

PALMEIRAS: Weverton (7); Marcos Rocha (6), Gustavo Gómez (C) (7), Murilo (5,5) e Vanderlan (7); Zé Rafael (6,5), Danilo (5,5) (Luan, sem nota) e Raphael Veiga (5) (Gabriel Menino, 6,5); Gustavo Scarpa (7) (Breno Lopes, sem nota), Dudu (6,5) (Wesley, 5,5) e José López (5) (Merentiel, sem nota). Técnico: Abel Ferreira (6,5).

INTERNACIONAL: Daniel (6,5); Mercado (5,5), Vitão (5) (Rodrigo Moledo, sem nota), Kaique Rocha (6) e Thauan Lara (5); Gabriel (5,5) (Maurício, 5,5), Edenílson (C) (5,5), Johnny (6) e De Pena (6) (Lucas Ramos, sem nota); Pedro Henrique (6,5) (David, sem nota) e Wanderson (4,5) (Alemão, 7,5). Técnico: Mano Menezes (6,5).

O CRAQUE DO JOGO: Alemão (Inter) - tá certo que o Inter perdeu, mas a entrada de Alemão no intervalo serviu para que o Inter desse o calor que deu no Palmeiras e quase tenha saído com a vitória. Com um gol e muitas boas jogadas, o camisa 35 do Colorado foi um dos principais responsáveis pela subida de produção do time na segunda etapa. Vanderlan merece menção honrosa.

O PIOR EM CAMPO: Wanderson (Inter) - Raphael Veiga esteve sumido, José Manuel López pouco fez e Thauan Lara sofreu com Gustavo Scarpa, mas o pior em campo foi mesmo Wanderson, que fez um péssimo primeiro tempo e pouco apareceu no jogo.

NOTA DA ARBITRAGEM DE Bruno Arleu de Araújo (RJ) - nota 7,5. O árbitro levou bem a partida, marcou as faltas que devia e ainda tomou a decisão correta ao anular o gol de Murilo por impedimento ainda no primeiro tempo. Por isso e por não ter influenciado de forma alguma no resultado, merece a boa nota.

Comentários

Postagens mais visitadas