ENFIM, COMEÇOU

    Quem me conhece sabe que sou fanático por futebol. E você, raro leitor destas linhas, já deve ter percebido isso nos mais de 600 textos que escrevi até hoje para o blog, do mais simples ao mais elaborado. Mas nenhum evento do mundo consegue mexer tanto comigo quanto os jogos de Seleções. Só o meu amor pelo Flamengo é maior que isso.

    E pra mim que gosto tanto, começou hoje a Eurocopa, uma mini Copa do Mundo com as melhores Seleções da Europa. A Euro me lembra muito uma Copa mesmo, pelo nível das partidas, e por aquela atmosfera bacana, de jogadores representando seus países. Por mim eu veria todos os jogos em todos os dias de torneio, das 10 da manhãs às 6 da tarde, mas não posso, minhas obrigações profissionais e falta de recursos para assinar tv por assinatura. Mas hoje pude viver esse gostinho com a abertura da Euro.

    Depois de uma cerimônia de abertura elogiada, com direito a cantorias de Andrea Bocelli, Turquia e Itália entraram no gramado do Estádio Olímpico, em Roma, para abrir os trabalhos. Curiosamente, nessa Euro itinerante, a Itália foi visitante. Coisas da UEFA. E após dois bonitos hinos executados, principalmente o italiano, meu preferido, cantado a plenos pulmões por jogadores e torcedores, começou o jogo. Não pude ver com tanto detalhe, só prestava atenção mesmo quando vinha algum lance de perigo. E foram poucos no primeiro tempo. No melhor deles, Çakir fez bela defesa em cabeçada de Chiellini.

    A Turquia se posicionava muito defensivamente, nem parecendo aquele time que vencera a Holanda neste ano por 4 a 2. Já a Itália tentava criar chances de perigo, mas esbarrava em sua própria afobação e na aplicação do adversário. No entanto, quando veio o segundo tempo, isso mudou.

    Pela primeira vez na história, a Euro começou com um gol contra, marcado ironicamente por Demiral, jogador da Juventus. E, coitado, nem foi tão culpa dele: Berardi chutou tão forte a bola em seu peito que ele nem teve tempo de desviar. Depois disso, a porteira abriu com gosto. Immobile fez o segundo pouco tempo depois, e Insigne, numa bela chapada, completou a vitória. Foi uma grande exibição da Itália, perfeita para mostrar ao mundo que a Squadra Azzurra pode sim voltar ao topo.

    Começamos bem a Euro. Espero que esse nível se mantenha até o fim, com muitos gols e bom futebol. Amanhã, tem País de Gales x Suíça às 10 da manhã, o confronto nórdico entre Dinamarca e Finlândia às 13 horas e a estreia de uma das favoritas, a Bélgica, contra a Rússia às 16 horas. É overdose de futebol europeu.

Em tempo:

_ Leonardo Spinazzola foi eleito o melhor em campo. Como é bom ver um jogador da Roma que joga bem, um lateral que, apesar de destro, consegue jogar na esquerda.

_ E como é lindo também ver público nos estádios pela Europa. Também, com a vacinação bem mais avançada, fica mais fácil. Aqui, na Cepa América, celebraremos a morte em terras fúnebres brasileiras?

_ Graças ao maravilhoso site Footballia, verei todos os jogos da Euro só no mês que vem. Melhor do que nada.


TURQUIA 0x3 ITÁLIA Eurocopa 2020 - 1ª rodada Data: 11/06/2021 - 16h Local: Estádio Olímpico, Roma (ITA) Árbitro: Danny Makkelie (HOL) Gols: Demiral (contra) 8, Immobile 21 e Insigne 34 do 2º Cartão amarelo: Söyüncü e Dervisoglu

TURQUIA: Çakir; Çalik, Demiral, Söyüncü e Meras; Yokuslu (Kahveci); Ozan Tufan (Ayhan), Yazici (Ünder), Karaman (Dervisoglu) e Çalhanoglu; Burak Yilmaz. Técnico: Senol Gunes.

ITÁLIA: Donnarumma; Florenzi (Di Lorenzo), Bonucci, Chiellini e Spinazzola; Jorginho, Barella e Locatelli (Cristante); Berardi (Bernardeschi), Insigne (Chiesa) e Immobile (Belotti). Técnico: Roberto Mancini.

Comentários

  1. Só nessa segunda semana de março pude ver essa partida de forma completa. E reafirmo o que vi da primeira vez: um jogo em que a Itália foi melhor durante todo o tempo, criando mais e jogando a defesa turca para trás, mas com verdadeira efetividade somente no segundo tempo. Na Turquia, apenas o volante Yokuslu se salvou, exercendo uma boa saída de bola e uma boa marcação, principalmente no primeiro tempo. Já na Itália, quase todos foram bem, especialmente Spinazzola, Jorginho, Barella e Insigne. Immobile, apesar de perder algumas bolas no ataque, contribuiu bem com um gol e uma assistência. Essa excelente vitória por 3 a 0 pavimentou o caminho para o bicampeonato italiano.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas