96 TIMES E 24 GRUPOS, TUDO EM UMA SÓ POSTAGEM

    A Oi me impossibilitou de postar aqui quando o resultado dos sorteios estava quentinho, mas para não deixar de registrar, vamos deixar aqui os grupos da Liga dos Campeões, da Liga Europa e da Conference League. São muitos times, com qualidades bem diferentes, mas certamente teremos ótimos jogos. Abaixo do chaveamento de cada competição deixo alguns comentários sobre o sorteio:

UEFA Champions League
Grupo A: Manchester City, PSG, RB Leipzig e Brugge
Grupo B: Atlético de Madrid, Liverpool, Porto e Milan
Grupo C: Sporting, Borussia Dortmund, Ajax e Besiktas
Grupo D: Internazionale, Real Madrid, Shakhtar Donetsk e Sheriff Tiraspol (MOL)
Grupo E: Bayern de Munique, Barcelona, Benfica e Dynamo de Kiev
Grupo F: Villarreal, Manchester United, Atalanta e Young Boys
Grupo G: Lille, Sevilla, Red Bull Salzburg e Wolfsburg
Grupo H: Chelsea, Juventus, Zenit e Malmö

    Analisando chave a chave, temos de tudo nessa fase da Liga dos Campeões: grupos mais alternativos, grupos com duas equipes praticamente classificadas e um grupo da morte. De cara, já aponto o grupo B como o mais forte, com quatro equipes que perfeitamente poderiam estar no mata-mata se tivessem caído em outras chaves. Por isso, fica até difícil dar algum palpite, por mais despretensioso que seja. Enquanto isso, o grupo G é o mais alternativo, com nenhuma equipe campeã nem que está no grupo dos favoritos. Chances para o Lille campeão francês da temporada passada e o forte Sevilla de avançarem. No mais, é destacar alguns grandes duelos dessa fase, como City x PSG, confronto dos ricaços do Oriente Médio; Inter x Real Madrid (de novo); Bayern x Barcelona, relembrando o recente 8 a 2 dos bávaros; a reedição da final da última Europa League, com Villarreal x United; e o jogão entre Chelsea e Juventus. É certeza de uma fase animada e cheia de emoções.

UEFA Europa League
Grupo A: Lyon, Rangers, Sparta Praha e Brondby
Grupo B: Monaco, PSV, Real Sociedad e Sturm Graz
Grupo C: Napoli, Leicester, Spartak Moscow e Legia Varsóvia
Grupo D: Olympiacos, Frankfurt, Fenerbahçe e Royal Antwerp
Grupo E: Lazio, Lokomotiv Moscow, Olympique de Marseille e Galatasaray
Grupo F: Braga, Estrela Vermelha, Ludogorets e Midtjylland
Grupo G: Bayer Leverkusen, Celtic, Bétis e Ferencváros
Grupo H: Dinamo Zagreb, Genk, West Ham e Rapid Wien

    Com novo regulamento e lotada de times legais para quem curte futebol alternativo, a Europa League está de volta, agora mais enxuta e mais, digamos, "selecionada". Não há grupos tão equilibrados assim, por vários times serem de periferias do futebol europeu, mas que apostam no fator surpresa como forma de buscar a classificação. Passando pelos grupos, a chave F é a mais alternativa, com um time português despontando contra o sérvio Estrela, os búlgaros do Ludogorets e o dinamarquês Midtjylland, time dos brasileiros Evander e Marrony. Sem minha Roma em campo, minha torcida é mais para a Lazio cair precocemente e pelo Royal Antwerp de Nainggolan chegar longe.

UEFA Conference League
Grupo A: Lask, Maccabi Tel-Aviv, Alashkert e HJK Helsinki
Grupo B: Gent, Partizan, Flora e Anorthosis
Grupo C: Roma, Zorya Luhansk, CSKA Sofia e Bodo Glimt
Grupo D: AZ, Cluj, Jablonec e Randers
Grupo E: Slavia Praha, Feyenoord, Union Berlin e Maccabi Haifa
Grupo F: Copenhagen, PAOK, Slovan Bratislava e Lincoln Red Imps
Grupo G: Tottenham, Rennes, Vitesse e Mura
Grupo H: Basel, Qarabag, Kairat e Omonia

    Nova competição, a Conference League deve dar a chance para vários clubes alternativos chegarem longe, principalmente do Leste Europeu, mas ainda não os vejo como tendo força para conquistar a competição. Acho que, quando as coisas afunilarem, os times melhores chegarão mais fortes para buscarem a taça. Nesse ano, Roma x Tottenham é a final anunciada, entre dois times que carecem de um título europeu. Mas é bom não falar demais para que a responsabilidade não pese nos ombros dos giallorossi.

Em tempo:

_ A janela de transferências europeia está sendo movimentadíssima, sem dúvida a maior do século. Após a ida de Messi para o PSG e outras grandes negociações, como Alaba no Real, Sancho e Varane no United, Grealish no City e Lukaku no Chelsea, entre outros, Cristiano Ronaldo foi anunciado hoje como novo reforço do Manchester United, voltando para os Red Devils após 12 anos. Isso porque a ida de Mbappé para o Real Madrid ainda não aconteceu.

Comentários

Postagens mais visitadas