O PANORAMA DA SÉRIE B
Se a Série A do Brasileirão tem muitas emoções na disputa do título e agora na luta contra o rebaixamento, a Série B está ainda mais movimentada. Com 33 rodadas disputadas e apenas mais 5 para disputar, as equipes só podem somar mais 15 pontos para tentar alcançar seus objetivos, seja no acesso, seja na luta contra o descenso à Série C. Vai ser um pega pra capar emocionante nesse último mês da competição mais equilibrada do Brasil.
Na parte de cima da tabela, vejo 8 equipes lutando, no momento, pelas quatro vagas de acesso à elite do futebol brasileiro em 2026. O líder é o Coritiba, com 57 pontos, mas que vive um momento de oscilação com dois jogos sem vencer e ameaçado pelo quarteto Chapecoense, Criciúma, Remo e Novorizontino, que têm 54 pontos cada. Remo e Chapecoense dispararam muito nas últimas 5 rodadas, com cinco vitórias seguidas do Azulão do Pará e 13 pontos somados pela equipe do Índio Condá. Correm por fora até agora o trio Goiás, Athletico Paranaense e Cuiabá, mas tudo pode mudar com as rodadas que ainda estão por vir. Destaque que, de todos os citados, o Coritiba é a equipe com menos gols marcados nessa Série B - apenas 34 em 33 jogos - e o Goiás vive péssima fase recente, demitiu o treinador, trouxe outro, mas mesmo assim não consegue vencer. Na minha torcida, o G4 como está atualmente é de ótimo tamanho, poderia ficar assim.
Já lá embaixo, vejo 8 equipes brigando por três vagas no Z4 - o Paysandu, com apenas 27 pontos conquistados e a 10 pontos do 16º colocado já está, ao meu ver, rebaixado. Vila Nova (43) e Operário (42) estão ameaçados mas podem se tranquilizar com uma vitória, enquanto América (38), Ferroviária (38) e Athletic (37) estão perto da zona, mas com duas rodadas de diferença para a turma que estaria caindo agora. Volta Redonda (34), Botafogo/SP (34) e Amazonas (32) precisarão reagir para sair desse incômodo descenso.
Ainda com um mês pela frente, a Série B reserva muita emoção. Com certeza iremos acompanhar.
Em tempo:
_ Vale lembrar que, no ano que vem, Ponte Preta, Londrina, São Bernardo e Náutico disputarão a Série B após o acesso na Série C. A final da terceira divisão ainda terá seu segundo jogo entre a Macaca e a equipe paranaense. No primeiro jogo, empate por 0 a 0.
_ Nem lembrei de postar por aqui, mas o Barra de Santa Catarina foi o campeão da Série D de 2025, derrotando o Santa Cruz na final. A dupla Inter de Limeira e Maranhão se junta aos dois no acesso à Série C de 2026.

Comentários
Postar um comentário