MUDANÇAS EM CIMA DA HORA

    Desde ontem, tem tomado conta do debate nas redes sociais o anúncio da CBF de mudar o regulamento da Série B no que se refere a acessos: se antes os 4 primeiros subiam direto para a Série A, agora apenas os dois primeiros se classificam diretamente, com as outras duas vagas sendo decididas através de playoffs em que se enfrentariam o 3º e o 6º e o 4º contra o 5º. É uma medida que abre espaço para mais emoção e mais disputas pelo acesso à primeira divisão, mas que também pode ser a brecha para reduzir o número de rebaixamentos na Série A e/ou a implantação de um playoff de rebaixamento parecido com o alemão, entre um clube da primeira e outro da segunda divisão. De qualquer forma, concordando ou discordando, é bem passível de críticas a falta de timing da CBF, já que falta aproximadamente um mês para a Série B começar e as medidas já valem para esse ano. Certo seria se fosse a partir do ano que vem e por um período definido de tempo.

    Primeiramente, a CBF copia a Championship inglesa com esse novo regulamento, com a única diferença que lá só um clube sobe via playoff e outros dois conseguem o acesso de forma direta. Ao meu ver, a medida contribui para que a Série B tenha mais disputas, especialmente ao final da temporada, e abre espaço para outros clubes disputarem o acesso mais a fundo. No entanto, seria completamente injusto um time, que terminou em 3º com 65 pontos, por exemplo, terminar eliminado pelo 6º, que fez uns 57, 58 pontos. Claro que a média de pontuação na Série B não é tão grande entre as equipes que terminam nessas posições, mas são situações que podem acontecer.

    Assim, na minha opinião, a ideia do playoff é boa, mas seria melhor aplicada se considerasse um sistema parecido com o italiano. Lá o número de participantes nos playoffs só é definido a partir da diferença de pontos entre os clubes. Aqui poderia ser assim, possibilitando que o playoff aconteça somente se a diferença entre o 3º e o 6º seja menor que 3 pontos. Se isso não acontecer, naquele ano não haveria disputa e os quatro primeiros subiriam diretamente. Acho que assim seria perfeito.

    O futebol brasileiro está passando por mudanças, algumas boas, outras nem tanto, como essa disputa do Brasileirão desde janeiro. No entanto, vale tentar essas medidas para tornar o futebol nacional mais justo e disputado. No momento, ninguém pode reclamar que a direção da CBF encontra-se inerte agora.

Comentários

Postagens mais visitadas