23/11: PRÉVIA DO DIA E RECORDAÇÕES DE UM DIA HISTÓRICO

     Fechamento das rodadas nos campeonatos europeus e no Brasileirão. Eis a agenda do dia:

Segunda-feira, 23 de novembro
14:30 - Premier League - Burnley x Crystal Palace
17:00 - Premier League - Wolverhampton x Southampton
17:00 - La Liga - Athletic Bilbao x Betis
17:30 - Série B - (18°, 20) Figueirense x Sampaio Corrêa (3°, 37)
20:00 - Brasileirão - (14°, 25) Sport x Atlético-GO (17°, 24)
20:00 - Série B - (19°, 18) Botafogo-SP x Avaí (6°, 33)

    Dia de abertura da 23ª rodada da Série B com dois jogos com cenário parecido, em que um clube que luta contra o rebaixamento recebe um rival que briga pelo acesso. O primeiro duelo está em andamento no Orlando Scarpelli, e o Figueirense vai batendo o Sampaio por 1 a 0. Mais tarde, o ascendente Avaí pega o periclitante Botafogo em Ribeirão Preto, buscando colar no G4 - em caso de vitória avaiana e tropeço de algum time do G4, como está acontecendo com o Sampaio Corrêa agora mesmo, o time catarinense fica a um ponto do grupo de cima. Curiosamente, o Figueirense está ajudando seu rival com a vitória parcial sobre a "Bolívia".

    Hoje também teremos o fechamento da 22ª rodada do Brasileirão, com Sport e Atlético Goianiense na Ilha do Retiro. É briga direta contra o descenso, então será hora do "pega pra capar" na capital pernambucana.

23 de novembro: um dia bem representativo

    Hoje três datas muito importantes no futebol brasileiro fazem aniversário. A primeira delas, em 1981, foi a conquista do primeiro título da Libertadores do Flamengo, naquela que foi a grande geração da equipe rubro-negra no século XX, conquistando muitos títulos na década de 80. Não tive a oportunidade de ver esse time, com craques do calibre de Zico, Adílio, Nunes, Junior, Leandro, entre outros, mas em breve trarei um relato mais detalhado de um jogo dessa trupe.

    De 1981 pulamos para 2016, em uma data que não tem a ver especificamente com meu time, mas é muito representavima para mim no mundo do futebol. É a histórica classificação da Chapecoense para a final da Sulamericana, conquistada com um empate contra o San Lorenzo na Arena Condá, e narrada tão brilhantemente por Deva Pascovicci. Pena que, seis dias depois, aconteceu aquela tão triste tragédia, o dia mais triste da minha vida pela perda de tantas pessoas e daquele time tão querido e histórico, além do próprio Deva e outros integrantes da imprensa e delegação. Mas isso é assunto para outras postagens na próxima semana.

    Do dia mais triste partimos para o mais feliz: 23 de novembro de 2019. 38 anos após sua primeira conquista, o Flamengo sagrava-se campeão da Libertadores da América, e com um roteiro sensacional de volta por cima digno de gênios da dramaturgia. Da tristeza e raiva pelo primeiro tempo ruim, veio a felicidade, a redenção e o choro, agora de alegria, por tão suada e pretendida conquista. Tudo isso graças a um time maravilhoso e um técnico histórico, que em pouco tempo de trabalho deu sua cara a um time que necessitava de conjunto. O resultado foi uma parceria de sucesso, com títulos importantes em um espaço de 24 horas - Libertadores e Brasileirão. Hoje em dia, podemos até xingar vocês pelos insucessos, mas todos aqueles que estiveram em campo, especialmente Diego Alves, Diego Ribas, Gabigol, Filipe Luís e Éverton Ribeiro estarão em meu coração. Jamais esquecerei, mas não me alongarei demais pois em breve traremos aqui a crônica daquele jogão. Aguardem!

Em tempo:

_ Andrés D'Alessandro veio a público hoje para, após 12 anos quase ininterruptos, anunciar que está se despedindo do Internacional, pois não renovará seu contrato, que se encerra no dia 31 de dezembro. Uma pena e tanto para os colorados, que não terão mais seu ídolo presente no elenco. A decisão do atleta só escancara a situação lamentável da política interna do Inter, que já fritou Coudet.

Comentários

Postagens mais visitadas