CADA VEZ MAIS LÍDER

    Como diria Oscar Ulisses, o São Paulo é líder, muito líder do Campeonato Brasileiro. A primeira posição ficou ainda mais consolidada ontem, quando o Tricolor Paulista fez 3 a 0 no Atlético Mineiro, vice-líder do campeonato. Mesmo sem jogar tão bem em toda a partida, o São Paulo foi eficiente, ganhando no conjunto construído com o belo trabalho de Fernando Diniz. Luciano, artilheiro do time no campeonato, foi desfalque, mas Tchê Tchê fez muito bem a sua função de jogar adiantado, de forma que o atacante pouco fez falta.

    A partida começou num ritmo que estamos pouco acostumados a ver quando se trata desses dois times, pois o cenário era de um jogo de meio-campo, com as equipes, principalmente o São Paulo, tentando tocar a bola e achar espaço. Dessa forma, os times só criavam perigo quando pressionavam a saída de bola, pois ambas são adeptas da saída curta. Quem acabou finalizando mais foi o Tricolor, que exigiu defesas de Everson.

    Até que, aos 25, o São Paulo abriu o placar, com Igor Gomes tendo total liberdade para carregar a bola e chutar de fora da área, contando com a colaboração do goleiro atleticano. O 1 a 0 no placar fez o São Paulo controlar o jogo, segurando o Galo e valorizando a posse de bola. Já o Atlético chegava esporadicamente, sempre com chutes de fora da área, mas Tiago Volpi defendia com muita segurança.

    Para o segundo tempo, Sampaoli abdicou do esquema com três zagueiros, tirando Igor Rabello para a entrada de Alan Franco. Tal mexida melhorou o time, deixando o jogo mais equilibrado que no primeiro tempo. Entretanto, não era o suficiente para criar chances claras, pois a partida era de muita marcação e das duas equipes se estudando. Os 30 primeiros minutos do segundo tempo seguiram nessa toada, com muita chuva, até que Allan foi infantilmente expulso por jogada em cima de Daniel Alves. Apesar da chegada com força do volante alvinegro, creio que a expulsão foi exagerada, embora Allan tenha corrido o risco.

    No 11 contra 10, o São Paulo mostrou toda sua superioridade, marcando o segundo com Gabriel Sara, em cruzamento de Vitor Bueno pela esquerda. Destaque para a liberdade do camisa 12 são-paulino na jogada, com Guga e Zaracho apenas observando. Perto do fim, Toró arrancou e bateu em curva no cantinho de Everson, sacramentando a grande vitória no Morumbi.

    A verdade é que, atualmente, o São Paulo merece ser campeão, pois é o time mais sólido do torneio, venceu seus rivais diretos e vem demonstrando um ótimo futebol. É prematuro dizer, mas tudo indica que a taça deve ficar mesmo no Morumbi este ano, pelo grande trabalho da equipe até agora. Faltam 12 jogos, e os rivais diretos terão muito trabalho para atrapalhar o caminho do Tricolor Paulista.

Em tempo:

_ Keno e Guilherme Arana, principais jogadores do Galo na construção ofensiva, pouco apareceram ontem, ficando muito presos à marcação são-paulina. Enquanto Arana ficou sumido, Keno errou tudo que tentou, sendo anulado por Juanfran, que fez uma grande partida. Sem esses dois jogadores participando ativamente, o Galo foi pouquíssimo criativo no ataque.

_ O verdadeiro responsável pela vitória tem nome e sobrenome: Fernando Diniz. Sem contar com o machucado Luciano, o técnico colocou Tchê Tchê para jogar mais adiantado e viu sua escolha dar certo, pois o camisa 8 foi um dos melhores em campo. Méritos de quem conhece o grupo - e principalmente o atleta, pois Tchê Tchê foi jogador de Diniz também no Audax vice-campeão paulista.


SÃO PAULO 3x0 ATLÉTICO-MG
Campeonato Brasileiro 2020 - 26ª rodada
Data: 16/12/2020 - 21h30
Local: Morumbi, São Paulo (SP)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Gols: Igor Gomes 25 do 1°; Gabriel Sara 37 e Toró 46 do 2°
Cartão amarelo: Tchê Tchê, Bruno Alves, Guilherme Arana, Junior Alonso e Allan
Cartão vermelho: Allan 30 do 2°

SÃO PAULO: Tiago Volpi (7); Juanfran (7), Arboleda (6,5), Bruno Alves (6) e Reinaldo (6); Luan (7), Daniel Alves (7,5), Igor Gomes (7) (Toró, 7) e Gabriel Sara (7) (Hernanes, sem nota); Tchê Tchê (7) (Vitor Bueno, 6,5) e Brenner (5,5) (Pablo, sem nota). Técnico: Fernando Diniz (7,5).

ATLÉTICO-MG: Everson (5); Gabriel (5), Igor Rabello (4,5) (Alan Franco, 6) e Junior Alonso (5); Guga (4,5), Allan (4,5), Calebe (5) (Eduardo Sasha, 5,5) e Guilherme Arana (5); Savarino (5,5) (Zaracho, 5), Keno (5) (Nathan, sem nota) e Eduardo Vargas (5,5) (Marrony, sem nota). Técnico: Jorge Sampaoli (5).

Comentários

Postagens mais visitadas