TEMPESTADE NO JAMOR E VITÓRIA DO B-SAD

    Texto escrito por José Ronaldo Pereira Júnior, mais novo contribuidor e colunista aqui no blog. Zé Ronaldo é graduando em Letras, apaixonado por futebol e torcedor do América, além de acompanhar bastante o futebol português nas horas vagas.


Em dia bastante chuvoso na capital portuguesa, o Belenenses SAD conseguiu vencer o Nacional da Ilha da Madeira por 2x1 no Estádio Nacional do Jamor. Apesar de um jogo bastante parelho e com chances para os dois lados, chamou atenção um outro adversário de ambas equipes: a chuva. José Carlos Soares, narrador da Golo FM, salientou algumas vezes antes do início da partida que o gramado estava completamente empapado e colocou em dúvidas as condições de realização da partida.


Apesar das condições desfavoráveis, o jogo foi iniciado e a baixa qualidade esperada devido ao estado do gramado foi confirmada logo no início. Os jogadores conseguiam passar por seus adversários, mas paravam nas poças de água. Diante da situação, sobraram as bolas levantadas e o jogo mais pelo alto que pelo chão. Foi assim que Riascos, em uma das raras chances reais de gol, acabou encobrindo o goleiro do Belenenses em uma emendada direta de uma bola que veio de um bate rebate próximo à grande área, mas em posição irregular e o gol foi anulado. O B-SAD abriria o placar na sua primeira chance de gol: após cobrança de escanteio e mais um bate rebate no aguaceiro, Tomás Ribeiro bateu no canto e foi feliz, o placar estava inaugurado, B-Sad 1x0.  Apesar de o Belenenses seguir melhor durante o restante da primeira etapa, antes ainda de começar a segunda, viria o empate dos madeirenses. Aos 44 minutos, cruzamento na área do Belenenses, a zaga não consegue afastar bem, e a bola resvala em Francisco Ramos, sobrando para Gorré deixar tudo igual, 1x1. 


As condições do gramado melhoraram sutilmente para o início das segunda etapa. O gramado molhado também encoraja, logo  Kritsyuk e Piscitelli trabalharam consideravelmente em defesas de chutes de média distância. Apesar dos corajosos remates, o gol de desempate saiu de um jeito que costuma ser recorrente em partidas disputadas em gramados muito pesados: um pênalti. Miguel Cardoso cobrou no alto, forte, corajoso, perfeito e no canto esquerdo do goleiro, B-SAD de novo à frente no marcador, 2x1. O Nacional teria as melhores chances até o fim do jogo, mas esbarrou em uma boa atuação do goleiro russo do B-SAD e acabou naufragando no Jamor, o placar final seria a vitória por 2x1 dos lisboetas.


O resultado positivo permitiu que o time de Petit quebrasse a sequência negativa de cinco jogos sem vitória e respirasse, uma vez que a zona mais perigosa da tabela vinha a se aproximar. A equipe insular, por sua vez, perdeu a segunda seguida em “confrontos diretos” na luta contra o rebaixamento, viu o próprio B-SAD ultrapassá-lo e precisa ligar o sinal de alerta para não começar a correr riscos mais reais. O próximo adversário do Nacional será o Braga, no próximo domingo às 17h (Brasília)  e o B-SAD visitará o Moreirense na próxima segunda às 17:15 (Brasília).



BELENENSES SAD 2x1 NACIONAL
Liga Portuguesa 2020/2021 - 20ª rodada
Data: 20/02/2021 - 12:30
Local: Estádio Nacional do Jamor, Lisboa (POR)
Árbitro: Miguel Nogueira
Gols: Tomás Ribeiro 29 e Gorré 44 do 1º; Miguel Cardoso 24 do 2º
Cartão amarelo: Miguel Cardoso, Tiago Esgaio, Tomás Ribeiro e Pedrão

BELENENSES: Kritsyuk; Tiago Esgaio, Henrique e Tomás Ribeiro; Calila, Sithole (Afonso Taira), Phete e Rúben Lima; Miguel Cardoso (Teixeira) e Varela; Cassierra (Bruno Ramires). Técnico: Petit.

NACIONAL: Piscitelli; Kalindi, Pedrão, Rui Correia (João Camacho) e João Vigário; Francisco Ramos, Rúben Micael (Marco Matias), Brayan Riascos e Gorré (Danilovic); Rochez e Pedro Mendes. Técnico: Vitor Vinha.

Comentários

Postagens mais visitadas