TROPEÇO DA ATUAL CAMPEÃ

    A França, atual campeã do mundo, começou sem brilho sua caminhada rumo a mais uma Copa. Com poucos destaques individuais e coletivos, os Bleus tropeçaram na Ucrânia, empatando por 1 a 1 em pleno Stade de France. Embora tenha tido todo o controle da posse de bola, a equipe de Didier Deschamps foi estéril na maior parte das vezes, agredindo pouco a equipe visitante. Exemplo disso está nos números: com 18 finalizações durante todo o jogo, a França conseguiu chutar apenas 3 vezes na direção do gol do goleiro Bushchan. Quem quer ganhar precisa finalizar mais, ainda mais contra um time tão fechado.

    Armada num defensivo 5-3-2, a Ucrânia começou a partida se defendendo bem nos primeiros 15 minutos, segurando o ímpeto francês. Apesar disso, algumas chances foram criadas pelos mandantes, mas nada de sair o gol. Com Pogba no banco, a França veio teoricamente mais ofensiva, num 4-2-3-1 que tinha Coman, Griezmann e Mbappé na linha anterior a Giroud. Foi dos pés de Grizi, o camisa 7 francês, que os Bleus conseguiram furar o bloqueio ucraniano: depois de bola rebatida pela zaga e corte errado de Zinchenko, Griezmann puxou para a canhota e acertou o ângulo do goleiro Bushchan, dando início ao que se esperava de uma "abertura da porteira" ucraniana. Mas o que se viu não foi isso, já que a equipe comandada por Shevchenko continuou a se defender bem e tentar sair para o jogo, ficando um pouco mais com a bola.

    Para o segundo tempo, o panorama da partida foi o mesmo, exceto pela mudança de postura francesa. Em vez de tentar logo o segundo gol, os Bleus adotaram um toque de bola um pouco mais lento no campo de ataque, segurando a bola e pouco criando, o que os deixava sujeitos ao empate em alguma "bola vadia" ucraniana. E foi o que aconteceu: numa das raras subidas ao ataque da equipe amarela, Sydorchuk resolveu bater de fora da área. Sem direção, o chute certamente iria para a fora, mas a bola desviou em Kimpembé, entrando mansamente no gol da França, matando o goleiro Lloris. Para quem esperava algo próximo da goleada de 7 a 1 de outubro, o empate era uma boa surpresa.

    O que também surpreendeu foi a atuação da França, mesmo depois das mexidas feitas por Deschamps. Com Pogba, Dembélé e, mais tarde, Martial em campo, o time azul seguiu sem levar perigo efetivo. Bushchan, embora não pareça ser um goleiro seguro, fez uma ou outra boa intervenção, o que garantiu o 1 a 1 ao final da partida e aumentou a confiança dos ucranianos, que não vão a uma Copa do Mundo desde 2006. O percurso será longo, mas quem começa empatando com os atuais campeões já larga cheio de confiança.

Em tempo:

_ Na França, só Griezmann teve bom destaque. Já Mbappé foi mal, errando bastante e participando muito pouco do ataque.


FRANÇA 1x1 UCRÂNIA
Eliminatórias para a Copa do Mundo 2022 - Grupo D - 1ª rodada
Data: 24/03/2021 - 16h45
Local: Stade de France, Paris (FRA)
Árbitro: Tobias Stieler (ALE)
Gols: Griezmann 19 do 1º; Kimpembé (contra) 12 do 2º
Cartão amarelo: Pavard

FRANÇA: Lloris (6); Pavard (5,5), Varane (6), Kimpembé (6) e Lucas Hernández (6); Kanté (6,5) e Rabiot (5,5); Coman (6) (Dembélé, 5,5), Mbappé (5) (Martial, 5,5) e Griezmann (7). Giroud (5) (Pogba, 5,5). Técnico: Didier Deschamps (5,5).

UCRÂNIA: Bushchan (6); Karavaev (6,5), Zabarnyi (5,5), Kryvtsov (6), Matviyenko (6) e Mykolenko (6); Sydorchuk (6,5) (Kovalenko, 5,5), Shaparenko (5) (Zubkov, sem nota) e Zinchenko (5,5); Malinovskyi (5,5) e Yaremchuk (5) (Junior Moraes, 5,5). Técnico: Andriy Shevchenko (6).

Comentários

Postagens mais visitadas