HABEMUS LIBERTADORES

    A competição já começou ontem, mas vamos falar da Libertadores hoje, nessa semana em que se inicia a interessante fase de grupos. Não há chaves da morte ou desequilibradas em relação a outras, mas alguns times se deram melhor no sorteio. Vamos aos grupos:

Grupo A: Palmeiras, Defensa y Justicia, Independiente del Valle e Universitario

    Apesar do que parece, a chave do Palmeiras não é das mais fáceis. Sem jogar tão bem nesse início de temporada, mostrando algumas deficiências no Paulistão e nos vices da Supercopa e da Recopa, o alviverde terá vida dura, mas acredito que passa. Enquanto isso, Defensa e Del Valle brigam pela outra vaga, com ligeiro favoritismo para o campeão da Sul-Americana. Já o Universitario, adversário do Verdão na noite de hoje, deve ser o lanterna.

Grupo B: Olimpia, Internacional, Deportivo Táchira e Always Ready

    Jogando fora de casa, os favoritos perderam nessa primeira rodada. O cabeça de chave Olimpia perdeu para o Táchira por 3 a 2 com um a menos, derrota até normal fora de casa pelas circunstâncias. Nosso prognóstico é de briga dos paraguaios por vaga contra venezuelanos e bolivianos. Por sua vez, o Inter caiu na altitude boliviana, perdendo para o simpático Always Ready por 2 a 0. No entanto, o Colorado ainda deve ser o líder da chave.

Grupo C: Santos, Barcelona, Boca Juniors e The Strongest

    Três times equilibrados e um bem abaixo deles: essa é a situação do grupo C da Libertadores. O Santos não vive bom momento nesse início de temporada, e a situação ficou ainda pior com a derrota em casa para o Barcelona na noite de ontem. Os equatorianos saem na frente com o triunfo. Já o Boca deve vencer hoje o The Strongest, time bônus da chave que conta apenas com a altitude local para tentar algo.

Grupo D: River Plate, Junior, Fluminense e Santa Fe

    Esse é o grupo que podemos apontar como o mais difícil. O River é o mais forte, favorito ao título, enquanto os colombianos Junior e Santa Fe e o tricolor Fluminense brigam pela outra vaga. Com Roger Machado na casamata, é fundamental para o time carioca vencer as partidas em casa, já que a coisa pode complicar na casa colombiana. Equilíbrio total ao meu ver.

Grupo E: São Paulo, Racing, Sporting Cristal e Rentistas

    O Tricolor Paulista foi até o Peru e já venceu por 3 a 0, mostrando muita força nesse início de temporada com o técnico Crespo. A expectativa boa deve ser confirmada com a classificação, ao contrário da campanha pífia do ano passado na Liberta e na Sul-Americana. Já o Racing é a segunda força do grupo, também devendo passar. Por fim, Cristal e Rentistas são os mais frágeis, lutando por uma vaguinha na Sul-Americana.

Grupo F: Argentinos Juniors, Atlético Nacional, Universidad Católica e Nacional/URU

    Um grupo sem zebras. Voltando à Liberta depois de muito tempo, o Argentinos Juniors começou bem, vencendo o Nacional do Uruguai por 2 a 0 em casa, resultado que já o coloca na frente dos outros. O Atlético Nacional também está presente, mas há tempos não assusta, com a Católica completando o grupo. Meu palpite, baseado apenas em um sentimento de simpatia, vai para o Argentinos e a raça charrua do Nacional.

Grupo G: Flamengo, Vélez Sarsfield, LDU e Unión La Calera

    O grupo do Flamengo não é fácil, com o líder do atual campeonato argentino, a sempre perigosa LDU e a surpresa Unión La Calera. Mesmo assim, pelo poder de investimento e o elenco forte, passar de fase é obrigação. Ainda vamos falar disso por aqui, mas parte dessa estrada já foi pavimentada com a difícil vitória sobre o Vélez por 3 a 2. Acredito que brasileiros e argentinos devem avançar de fase.

Grupo H: América de Cali, Atlético Nacional, Cerro Porteño e La Guaira

    O Atlético tem um ótimo elenco, um dos mais fortes da competição, mas não vem jogando bem com o técnico Cuca. Cabe ao comandante histórico do único título atleticano do torneio levar esse time à glória novamente. Quem acompanha o Galo no grupo são o América de Cali, acumulador de vices da Libertadores, com quatro no total, o renhido Cerro Porteño e o fraco La Guaira, rival do Atlético na noite de hoje.

    Esses são os grupos da maior competição de clubes da América do Sul. Flamengo, Palmeiras e River Plate são os grandes favoritos, mas outros clubes podem surpreender.

Comentários

Postagens mais visitadas