BRASILEIRÃO 2021: JUVENTUDE, PALMEIRAS, SANTOS, SÃO PAULO E SPORT

JUVENTUDE
Agora no Juventude, o simpático Chico vem para ser o centro criativo do time. (GZH).

    De volta à elite do futebol brasileiro após 14 anos, o Juventude está longe de ser aquele time dos anos 2000: com um elenco repleto de jogadores experientes, a equipe alviverde deve penar para se manter na Primeira Divisão. Por isso, as contratações do meia Chico, que jogou bem pelo Atlético/GO na temporada passada, e do atacante Bruninho, emprestado pelo Galo, foram importantes. Se dentro de campo o time não empolga, pelo menos teremos de volta a mística e o óbvio frio da noite no Alfredo Jaconi.

Sede: Caxias do Sul (RS)
Técnico: Marquinhos Santos
Destaque: Chico, meia
Em 2020: 3º colocado na Série B
Meta inicial: briga contra o rebaixamento
Principais reforços: Chico (M), Bruninho (A)

PALMEIRAS
De contestado a artilheiro, Rony é a figura mais perigosa do Palmeiras. (UOL).

    Em seu primeiro Brasileirão disputado desde o início, Abel Ferreira tem em mãos um elenco vasto para brigar em todas as frentes: Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão. Apesar do futebol não muito vistoso em certos momentos, e de alguma falta de repertório em alguns tipos de jogos, as atuações são seguras e o time sabe o que fazer com e sem a bola. Some-se a isso a segurança de Weverton e Gustavo Gómez na defesa, o meio-campo de qualidade com jogadores de várias características, e um ataque fortíssimo formado por Rony e Luiz Adriano, temos um grande favorito a levar o Brasileirão. 

Sede: São Paulo (SP)
Técnico: Abel Ferreira
Destaque: Rony, atacante
Em 2020: 7º lugar
Meta inicial: briga pelo título
Principais reforços: Victor Luís (LE) e Danilo Barbosa (V)


SANTOS
Voltando de lesão, Marinho não vive a melhor de suas fases, mas será importantíssimo nessa temporada para o Santos. (UOL).

    O Santos sofreu um decréscimo terrível em relação ao ano passado. Além da perda de Lucas Veríssimo, ótimo zagueiro que rumou para o Benfica, Soteldo também saiu, o que deixa toda a responsabilidade nas costas de Marinho e dos garotos. E se o ponta-direita não vai bem ou não joga, tudo fica pior para o Santos, que dependerá muito de sua garotada para se superar na competição, ainda mais porque ninguém foi contratado. A saída precoce de Ariel Holán também foi péssima, mas pelo menos chegou um técnico com uma ideia de jogo afirmada. Só tenho minhas dúvidas se Diniz consegue mobilizar o time para evitar um trágico e inédito rebaixamento.

Sede: Santos (SP)
Técnico: Fernando Diniz
Destaque: Marinho, atacante
Em 2020: 8º lugar
Meta inicial: briga contra o rebaixamento
Principais reforços: Copete (A)


SÃO PAULO
De volta à lateral, Daniel Alves é o 10 do São Paulo de Crespo. (UOL).

    Desde 2008, quando levantou seu último troféu brasileiro, esse é o ano em que o São Paulo parece mais pronto para brigar pelo título nacional. Se acumulou fracassos nos tempos recentes e alternou altos e baixos em 2020, desta vez o Tricolor vem mais coeso, com uma ótima base e um grande técnico. Com seu interessante 3-5-2, Crespo tirou o São Paulo da incômoda fila de títulos estaduais, e ainda classificou o time na Libertadores, o que não é pouca coisa. Contando com Miranda, Daniel Alves e Luciano em alta, o time paulista certamente incomodará os milionários Flamengo, Galo e Palmeiras.

Sede: São Paulo (SP)
Técnico: Hernán Crespo
Destaque: Daniel Alves, lateral/meia
Em 2020: 4º lugar
Meta inicial: briga pelo título
Principais reforços: Miranda (Z) e Benítez (M)


SPORT
O goleiro Luan Polli terá o ingrato papel de defender o gol do Sport contra a ameaça do rebaixamento. (Folha PE).

    Em 2020 a queda não aconteceu por pouco, mas a minha impressão é de que esse ano não passa, e o Sport voltará para a Série B. Treinado por Umberto Louzer, técnico de bom trabalho pela Chape na segundona, o Leão vive um mal momento após perder o estadual para o rival Náutico, time de segunda divisão. No elenco, há várias caras conhecidas, mas também envelhecidas, como o trio Thiago Neves, Hernane e André. Se o atacante ex-Santos é a principal contratação para a temporada, certamente há algo errado.

Sede: Recife (PE)
Técnico: Umberto Louzer
Destaque: Luan Polli (G)
Em 2020: 15º lugar
Meta inicial: briga contra o rebaixamento
Principais reforços: André e Everaldo (A)

Comentários

Postagens mais visitadas