CLÁSSICO EM UMA NOTA ABAIXO

    A primeira final do Campeonato Mineiro entre América e Atlético foi menos atrativa do que se previa. Com um ritmo um pouco mais lento e escassez de grandes oportunidades, o 0 a 0 acabou sendo perfeitamente justo para duas equipes não tão inspiradas, e que erraram bastante na partida. Melhor para o Galo, que precisa apenas de um empate no Mineirão para ser campeão, enquanto o Coelho terá que vencer.

    O primeiro tempo foi bem sonolento. Cuca inventou na escalação, armando o time num 4-4-2 em que Réver era o volante, acompanhado de Tchê Tchê, Guilherme Arana e Nacho no meio-campo, além de Savarino e Hulk no ataque. Não funcionou tão bem, e o Galo pecou pela lentidão. Enquanto isso, posicionado um pouco mais defensivamente, o América nada criou nos 45 minutos iniciais, tanto que não finalizou certo nesse período.

    O jogo só melhorou no segundo tempo, quando Réver foi sacado para a entrada de Allan, dando mais mobilidade ao meio-campo alvinegro, enquanto o América saiu mais para o jogo e conseguiu levar perigo, tendo sua melhor chance num lance de dupla defesa de Éverson. A partida seguiu equilibrada até a expulsão de Allan, que puxou Ademir quando o "Fumacinha" dispararia até a área, e recebeu cartão vermelho. Aí o América tentou marcar contra um recuado Atlético mas não conseguiu, e o placar foi mesmo de 0 a 0. Ficou até de bom tamanho para o Galo, que não jogou tão bem e foi prejudicado pela improvisação feita por Cuca no primeiro tempo. Tudo está em aberto para o segundo jogo da final, que será no próximo sábado.

Faltou sabedoria

    Há uma semana, o Corinthians poderia ter eliminado o Palmeiras do Paulistão caso tivesse perdido para o Novorizontino em casa. Acabou vencendo, e o Verdão se classificou para as quartas de final. Nessa fase, o Timão atropelou a Inter de Limeira por 4 a 1, enquanto o Palmeiras passou pelo Bragantino na sexta, o que acabou colocando os dois rivais frente à frente nas semifinais. E não é que o Corinthians foi eliminado para o Verdão dentro da Neoquimica Arena?

    Mesmo jogando em casa, o Timão levou 2 a 0, gols de Victor Luís e Luiz Adriano, e foi eliminado precocemente. A partida marcou também a demissão de Vagner Mancini, que conseguiu salvar o Corinthians do rebaixamento na temporada passada, mas não foi capaz de apresentar algo a mais quando era necessário. Agora o time está em crise, e busca no mercado alguém para dar uma resposta. Renato Gaúcho é o melhor nome, mas convencê-lo de vir para o decadente Corinthians será muito difícil.

    Na outra semifinal, jogando com titulares, o São Paulo exorcizou o demônio da vexatória eliminação para o Mirassol no Paulistão 2020 e já sapecou 4 a 0, novamente com o meia Martín Benítez sendo o melhor em campo. O Tricolor vai dando uma boa resposta no campeonato, e fará uma final com o Palmeiras 29 anos depois. Pena que as datas são indigestas: quinta às dez da noite e domingo à tarde, sendo que o São Paulo jogará pela Libertadores nas duas próximas terças. Haja fôlego sobrando para essa maratona.

Tiago Nunes em ótimo início

    São sete vitórias em sete jogos pelo Grêmio até agora, um ótimo início de trabalho de Tiago Nunes. Ontem, o Tricolor alcançou o sétimo triunfo ao derrotar o Inter de virada, e no Beira-Rio, por 2 a 1, largando na frente na primeira final do Gauchão. Agora Miguel Ángel Ramírez vê a pressão aumentar em cima de seu trabalho no colorado, feita por nomes da estirpe de Baldasso e seus seguidores, saudosos de Abel Braga.

    No Rio de Janeiro, o Vasco venceu o Botafogo por 1 a 0 na primeira partida da Taça Rio. Já em Pernambuco, com muitas homenagens para Gil do Vigor, participante icônico do BBB 21, o Sport ficou no empate por 1 a 1 com o Náutico.

Notas europeias:

_ Alisson viveu dia de artilheiro na Inglaterra. Evocando o espírito de Lauro, goleiro que já marcou pelo menos dois gols de cabeça em bolas aéreas (e as duas sobre o meu Flamengo, em épocas distintas), o goleiro do Liverpool foi para a área e testou bonito para marcar o gol da virada sobre o West Bromwich pela Premier League. Foi um gol importantíssimo para os Reds continuarem na busca pela vaga na Liga dos Campeões.

_ Na França, o Lille apenas empatou com o Saint-Étienne e viu sua vantagem sobre o PSG cair para um ponto. Agora, basta vencer na última rodada que o título fica nas mãos do time de Burak Yilmaz.

_ Em terras espanholas, o Barcelona perdeu em casa para o Celta e é mais um a dar adeus ao título nacional. Agora só restam os rivais Atlético e Real Madrid na jogada.

Comentários

Postagens mais visitadas