VITÓRIA NA EFETIVIDADE

    
Foto: Gazeta Esportiva.

    O domingo foi de uma boa estreia para o Flamengo. Mostrando algumas dificuldades defensivas, mas produzindo bem no ataque, a equipe treinada por Rogério Ceni venceu o Palmeiras por 1 a 0, gol de Pedro, e já larga com vitória no campeonato, ao contrário do ano passado. E derrotar um adversário direto sem sofrer gols é um bom alento de que o trabalho pode sim melhorar, e o Flamengo evoluir coletivamente.

    Desfalcado de Gabigol, que sofreu com problemas gastrointestinais, Rogério Ceni colocou Pedro, um bom centroavante, mas de características distintas. Além disso, houve uma pequena mudança tática, passando o time do 4-4-2 usual para um 4-2-3-1, com Bruno Henrique caindo mais pela ponta esquerda. Não deu tão certo, já que, apesar da maior aproximação dos meias, o Flamengo foi mais lento, tendo pouco espaço pela boa marcação palmeirense, principalmente com Gabriel Menino e Felipe Melo. A única chance de perigo veio em uma bola enfiada de Arrascaeta para Pedro, mas Weverton defendeu.

    Pelo lado do Palmeiras, havia sim mais qualidade ofensiva. Apostando na velocidade de Rony, que flutuava no campo de ataque, o time alviverde criou boas jogadas, mas sempre esbarrava no goleiraço Diego Alves, autor de grandes defesas. A melhor delas foi na primeira metade da etapa inicial, com Luiz Adriano chutando após passe de Rony: pego no contrapé, o goleiro rubro-negro deixou as pernas, e fez uma espetacular defesa. Pelo que produzira ofensivamente no primeiro tempo, o Palmeiras era quem merecia a vitória.

    Mas tudo mudou no segundo tempo. Mais ligado e bem distribuído em campo, o Flamengo deu trabalho para Weverton. Favorecido pela saída de Felipe Melo pouco antes dos dez minutos, o rubro-negro levava perigo principalmente pelo lado esquerdo, com a velocidade de Bruno Henrique, os passes de Filipe Luís e a movimentação de Arrascaeta. Era difícil parar o ataque do Flamengo.

    O domínio do Fla no segundo tempo se reflete nos números: chutando oito bolas a gol contra apenas uma do Palmeiras (por sinal, bem defendida por Diego Alves), a equipe exigia mais e mais defesas de Weverton. Nem mesmo as cinco substituições de Abel Ferreira foram capazes de mudar o jogo; pelo contrário, deixaram o verdão mais frouxo na marcação.

    Aproveitando um pouco desse mal posicionamento, o Flamengo fez o gol da vitória aos 30 minutos, numa grande jogada coletiva, que começa lá no goleiro Diego Alves. O camisa 1 fez um lançamento para Arrascaeta no meio-campo, que passou de peito para Gerson. Com o corpo, Gerson tirou Luan da jogada e tocou para Bruno Henrique, que disparou, deixando Gabriel Menino e o próprio Luan para trás, cruzando perfeitamente para Pedro, às costas de Alan, finalizar de carrinho para o gol. Grande jogada, fruto da saída curta de qualidade (nem tão curta assim no caso). No restante do tempo, o Palmeiras ainda ensaiou uma pressão, mas nem conseguiu sequer finalizar a gol. No fim, o 1 a 0 foi justo pelo ótimo segundo tempo do Flamengo.

    O time rubro-negro mostrou as qualidades que o colocam como favorito a brigar pelo título brasileiro, conseguindo vencer um grande adversário. Apesar disso, somando os dois tempos, ainda fica aquela ponta de preocupação, pois a equipe sentiu falta de Gabigol. Com Pedro, a movimentação é menor, o time fica mais parado. Mas são detalhes a se trabalhar para outros jogos, e a vitória e atuação foram consistentes, além do sempre comemorado feito de não sofrer gols. Já no Palmeiras, fica a impressão de que o time pode jogar bem mais, e não depender somente das investidas de Rony ou algum lançamento de Raphael Veiga. Bem marcado, Luiz Adriano quase não tocou na bola.

Em tempo:

_ Como é de costume, o árbitro não marcou um pênalti em Bruno Henrique, empurrado na área. Amparado pelo VAR, Daronco viu falta inexistente de Pedro na jogada.

_ Sem Thiago Silva lesionado, Tite convocou Rodrigo Caio para os jogos das eliminatórias. Isso significa a volta de Gustavo Henrique e sua turma para compor a zaga rubro-negra.


FLAMENGO 1x0 PALMEIRAS
Campeonato Brasileiro 2021 - 1ª rodada
Data: 30/05/2021 - 16h
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Gol: Pedro 30 do 2º
Cartão amarelo: Rodrigo Caio, Vitinho, Matías Viña, Patrick de Paula e Wesley

FLAMENGO: Diego Alves (7,5); Isla (6), Willian Arão (6,5), Rodrigo Caio (6,5) e Filipe Luís (6,5); Diego (5) (Hugo Moura, sem nota), Gerson (5,5), Éverton Ribeiro (6) (Vitinho, 5,5) e Arrascaeta (6,5) (Michael, sem nota); Bruno Henrique (7,5) e Pedro (6) (Rodrigo Muniz, sem nota). Técnico: Rogério Ceni (6).

PALMEIRAS: Weverton (7,5); Luan (4,5), Gustavo Gómez (5,5) e Alan Empereur (5); Gabriel Menino (5,5), Felipe Melo (6,5) (Danilo, 5), Patrick de Paula (5,5) (Zé Rafael, 5), Raphael Veiga (5,5) (Gustavo Scarpa, 5,5) e Matías Viña (5,5) (Victor Luís, 5,5); Rony (6) e Luiz Adriano (4,5) (Wesley, 5,5). Técnico: Abel Ferreira (5).

Comentários

Postagens mais visitadas