EUROCOPA, DIA 3

    No terceiro dia da Euro, o primeiro domingo da competição, teve vitória inglesa sobre uma decepcionante Croácia, jogo de "primeiras vezes" entre Áustria e Macedônia do Norte, e a melhor partida da competição até aqui entre Holanda e Ucrânia. Confira o resumo abaixo:

Inglaterra 1x0 Croácia - 10:00


    Numa partida de pouca inspiração de ambos os lados e com uma Inglaterra superior, o English Team venceu a Croácia por 1 a 0 em Wembley, gol de Sterling aos 57 minutos. Foi uma partida que nem de longe lembrou aquele confronto pegado entre as duas seleções na semifinal da última Copa. E pelo lado croata, a decepção foi grande, e já se pergunta se esse time é capaz de passar de fase. Pelo que mostrou hoje, presa na marcação dos ingleses, passará dificuldades contra Escócia e República Tcheca, que jogam amanhã.

    Mesmo com dois bons laterais esquerdos entre os convocados, Southgate improvisou Trippier por aquele lado, fazendo uma linha de 4 ao lado de Walker, Stones e Mings. Na frente, um trio formado por Mount, Foden e Sterling tinha a função de municiar o centroavante Harry Kane. No entanto, pela forte marcação croata, o capitão levou pouco perigo. Quem acabou por aproveitar os espaços foi Kalvin Phillips, volante de 25 anos do Leeds, que fez boa jogada pela direita e passou para Sterling marcar o gol da vitória. Acuada, a Croácia não teve poder suficiente para sair pro jogo e acabou ficando mesmo com o 1 a 0 desfavorável no placar. Como eu disse no blog, nada de esperar um time croata como o de 2018. Já a Inglaterra fez o bastante, mas ainda não convenceu. Quem sabe nas próximas rodadas.

INGLATERRA (4-2-3-1): Pickford; Kyle Walker, Stones, Mings e Trippier; Rice, Phillips, Foden (Rashford), Sterling (Calwert-Lewin) e Mount; Harry Kane (C) (Bellingham). Técnico: Gareth Southgate.

CROÁCIA (4-3-3): Livakovic; Vrsaljko, Vida, Caleta-Car e Gvardiol; Brozovic (Vlasic), Modric e Kovacic (Pasalic); Kramaric (Brekalo), Perisic e Rebic (Petkovic). Técnico: Zlatko Dalic.


Áustria 3x1 Macedônia do Norte - 13:00


    A Nacional Arena, em Bucareste, recebeu a estreia de austríacos e macedônios nessa Eurocopa. E ao contrário do que muitos pensavam ao ver esse jogo na grade de programação, foi uma boa partida, a com mais gols até Holanda x Ucrânia, realizado poucas horas depois. E mostrando a superioridade de um time mais qualificado, a Áustria venceu por 3 a 1, largando bem e alcançando sua primeira vitória na história da Euro. Já pelo lado da Macedônia, tá certo que a derrota foi doída, mas o time marcou seu primeiro gol em uma grande competição na sua pequena história: Pandev, sempre ele, foi quem empatou o jogo para os macedônios aos 28 do primeiro tempo, aproveitando trapalhada da defesa austríaca.

    Eu disse empatou porque a Áustria já havia marcado seu primeiro gol dez minutos antes, com o ala-direito Lainer recebendo um sensacional lançamento de Sabitzer para abrir o placar. Jogando num 3-1-4-2 em que Alaba trabalhava como zagueiro central, os austríacos dominavam o jogo, mas não tinham tanta qualidade na frente. Foi só com a subida de Alaba, aos 78, que veio o segundo gol, em que o agora jogador do Real cruzou à pouca altura e Gregoritsch antecipou-se ao goleiro Dimitrievski e marcou. Já perto do fim do jogo, aos 89, aproveitando erro crasso da defesa macedônia para tabelar com Laimer, Arnautovic saiu na cara do goleiro e marcou, deslocando-o. Na comemoração, distribuiu insultos xenofóbicos contra um jogador adversário ("comi sua mãe albanesa"). Resultado: foi punido com uma suspensão para o próximo jogo, contra a Holanda.

    Dentro das quatro linhas, a Áustria fez um bom papel e sai na frente na briga pela classificação. Se apostar em um Alaba ainda mais adiantado, pode surpreender. Já a Macedônia do Norte precisará de muita superação para os dois dificílimos desafios que virão. Um só Pandev não basta.

ÁUSTRIA (3-1-4-2): Bachmann; Dragovic (Lienhart), Alaba (C) e Hinteregger; Schlager (Ilsanker); Lainer, Laimer (Baumgartlinger), Sabitzer e Ulmer; Baumgartner (Gregoristch) e Kalajdzic (Arnautovic). Técnico: Franco Foda.

MACEDÔNIA (5-3-2): Dimitrievski; Nikolov (Bejtulai), S. Ristovski, Velkovski, Musliu (M. Ristovski) e Alioski; Ademi, Bardhi (Trickovski) e Elmas; Pandev e Trajkovski (Kostadinov). Técnico: Igor Angelovski.


Holanda 3x2 Ucrânia - 16:00


    No jogo mais animado dessa Euro até aqui, a Holanda venceu a Ucrânia por 3 a 2, em uma partida que não precisava de tanto sofrimento para a Laranja. Após abrir 2 a 0, os ucranianos empataram, mas Dumfries decretou a vitória holandesa com um gol de cabeça. A vitória não tira a desconfiança sobre o time da Holanda, mas já serviu de alívio por significar três pontos e a perspectiva de uma classificação mais tranquila nesse grupo. Já a Ucrânia se anima com o poder de reação demonstrado e pode sonhar em complicar times maiores, além, é claro, de ir pra cima de Escócia e República Tcheca na briga pela segunda posição do grupo.

    Após um primeiro tempo de domínio, mas sem conseguir marcar, a Holanda veio para o segundo tempo disposta a fazer o gol. E conseguiu aos sete minutos com Wijnaldum, aproveitando erro de corte do goleiro Bushchan em um cruzamento pra área, chutando forte para fazer o 1 a 0. O segundo gol veio rápido, seis minutos depois, com Weghorst aproveitando boa jogada pelo lado direito para finalizar com força. O 2 a 0 parecia desenhar um cenário tranquilo de vitória holandesa para o final do jogo, mas a Ucrânia reagiu e conseguiu empatar em um espaço de quatro minutos: primeiro, Yarmolenko acertou o ângulo de Stekelenburg em um chutaço de fora da área aos 30; depois, aos 34, Yaremchuk desviou de cabeça uma cobrança de falta de Malinovskyi e tirou qualquer chance de defesa do goleiro adversário. Sorte dos holandeses que Dumfries, de jornada errante até ali pela ala direita, fez o gol da vitória aos 40 minutos, cabeceando pra baixo um cruzamento de Aké. O terceiro gol fez os ucranianos sucumbirem, e a Holanda vencer na estreia da Euro. Ainda há muitas dúvidas sobre a Laranja, mas o jogo aberto de boa criação de chances pode ser sinal de um time perigoso. A defesa é quem precisa de correções.

HOLANDA (3-5-2): Stekelenburg; De Vrij, Timber (Veltman) e Blind (Aké); Dumfries, De Roon, Wijnaldum (C), Frenkie De Jong e Van Aanholt (Wijndal); Memphis Depay (Malen) e Weghorst (Luuk De Jong). Técnico: Frank De Boer.

UCRÂNIA (4-3-3): Bushchan; Karavaev, Zabarnyi, Matviyenko e Mykolenko; Sydorchuk, Zinchenko e Malinovskyi; Yarmolenko (C), Zubkov (Marlos) (Shaparenko) e Yaremchuk. Técnico: Andriy Shevchenko.

Em tempo:

_ Enquanto isso, aqui na América do Sul, começou a famigerada Copa América. O Brasil abriu os trabalhos vencendo a Venezuela por 3 a 0, gols de Marquinhos, Neymar e Gabigol. Mais tarde, a Colômbia bateu o Equador por 1 a 0, gol de Cardona.

Comentários

Postagens mais visitadas