DE TRAIÇOEIRA PARA MÁGICA, EM APENAS 45 MINUTOS

    Há tempos não via uma partida de futebol com dois tempos tão diferentes como essa entre Grêmio e Flamengo. Jogando na chuvosa Porto Alegre, o time rubro-negro soube superar um primeiro tempo que se desenhava trágico para adotar uma excelente postura na etapa complementar, o que resultou em uma ótima goleada por 4 a 0 na casa do adversário. Foi um segundo tempo de almanaque do rubro-negro carioca.

Escalado da forma como trouxemos aqui ontem, com a volta de vários titulares e a manutenção de Bruno Viana na zaga, o Flamengo não viveu bons momentos no primeiro tempo, contra um Grêmio com vontade. Apostando em Douglas Costa como jogador que flutuava em campo, o tricolor conseguiu neutralizar o time rubro-negro, dando pouquíssimo espaço para qualquer subida mais contundente, e ainda levando perigo quando se arriscava no ataque. Douglas Costa jogava bem, mas teve o azar de se lesionar em quase meia hora de jogo.

Apesar da movimentação de Gabigol e uma ou outra subida de Bruno Henrique, o Fla não conseguia levar perigo, seja em lances pelo centro ou usando as laterais. Contra a boa marcação dos gaúchos, os erros de passe e falta de repertório nas jogadas eram evidentes. Na marcação, o meio-campo com Diego ao lado de Arão deixava espaços, muito mais pela falta de pegada do capitão do que por qualquer erro do cabeludo camisa 5. Talvez já esteja na hora do ídolo da camisa 10 ir para o banco. Para ampliar o show de horrores que foi o primeiro tempo, Bruno Henrique se machucou após uma arrancada que terminou em finalização, sendo substituído por Michael. Pouco depois, Isla fez o favor de ser expulso, derrubando infantilmente o adversário e recebendo o cartão vermelho. O panorama só não foi pior para o Flamengo porque o Grêmio não conseguiu abrir o placar.

Já para o segundo tempo, tudo se desenhou de forma perfeita para o Flamengo, mesmo com um jogador a menos. Com as entradas de Thiago Maia e Matheuzinho nos lugares de Arrascaeta e Diego, o time rubro-negro jogou bem melhor, se postando atrás para roubar a bola e sair em velocidade para o ataque. Foi fazendo pressão nos minutos iniciais que Bruno Viana abriu o placar, depois de cobrança de escanteio de Éverton Ribeiro. O zagueiro precisava daquele gol para ganhar confiança, principalmente para a sequência da temporada. Ontem, Bruno fez sua melhor partida em 2021.

O Grêmio ainda tentava levar algum perigo, chegando a acertar o travessão em um chute de Alisson pouco depois, mas a marcação do Flamengo foi implacável, com o quarteto defensivo bem postado, os volantes recuperando bem a bola e saindo jogando corretamente e os meias voltando para ajudar. Até Éverton Ribeiro, apesar de alguns erros ofensivos, foi bem, segurando a bola quando necessário. Pelo outro lado, Michael era velocidade pura, mesmo errando em algumas tomadas de decisão.

Precisando do gol, Felipão colocou mais jogadores ofensivos em campo, como Diego Souza e Campaz, mas eles pouco contribuíram de forma a apertar o Flamengo. Por sua vez, o time carioca ficou ainda melhor com a entrada de Vitinho, que deu a assistência para o segundo gol, marcado por Michael. Pouco depois, Vitinho foi importante mais uma vez, acertando um cruzamento perfeito na cabeça de Rodinei, que entrara no lugar de Gabriel. A vitória já estava quase encaminhada.

E quando faltava pouco para o apito final, com o Grêmio nervoso e sem a mínima ideia do que fazer, o que a expulsão do pilhado Vanderson demonstra, Luís Fernando derrubou Michael dentro da área, e o árbitro marcou o pênalti. Na cobrança, Vitinho fechou uma grande vitória do Flamengo, concretizando a goleada na Arena. O 4 a 0 deixa o time carioca com um pé na próxima fase.

No geral, foi uma partida maluca, em que o Flamengo superou as adversidades, foi cascudo e saiu com um belíssimo resultado, com eficiência e objetividade. De negativo a se ressaltar, fica a atuação ruim do primeiro tempo, com muitos espaços e pouca criatividade para romper a defesa gremista. Jogar mal assim com todos os titulares é preocupante, e fica a expectativa para que a goleada não encubra a má atuação. Talvez seja a hora de Renato repensar a titularidade de alguns jogadores.

Em tempo:
_ Era um jogo perfeito para Andreas estrear, talvez no lugar do péssimo Diego Ribas, mas Isla fez o favor de estragar os planos. Talvez seja melhor assim, para que o meia faça sua estreia no Maracanã.


GRÊMIO 0x4 FLAMENGO
Copa do Brasil 2021 - Quartas de final - Volta
Data: 25/08/2021, 21h30
Local: Arena Grêmio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias (SP)
Gols: Bruno Viana ', Michael ', Rodinei ' e Vitinho '
Cartão amarelo:
Cartão vermelho: Isla ' e Vanderson '

GRÊMIO (4-3-3): Gabriel Chapecó (5,5); Vanderson (4,5), Rodrigues (4), Kannemann (3,5) e Rafinha (C) (5); Thiago Santos (4,5), Lucas Silva (4,5) e Villasanti (5); Douglas Costa (5) (Ferreirinha, 5), Alisson (6) e Borja (5). Técnico: Luiz Felipe Scolari (4,5). (Campaz, 5) (Diego Souza, sem nota) (Luís Fernando, sem nota)

FLAMENGO: Diego Alves (6); Isla (2,5), Gustavo Henrique (6), Bruno Viana (7) e Filipe Luís (7); Willian Arão (6,5), Diego (C) (4,5) (Thiago Maia, 6,5), Éverton Ribeiro (5,5) (Vitinho, 8,5) e Arrascaeta (5) (Matheuzinho, 7); Bruno Henrique (5,5) (Michael, 7,5) e Gabi (5) (Rodinei, 7). Técnico: Renato Gaúcho (7,5).

Comentários

Postagens mais visitadas