NÃO É QUE GOSTEI DO RUSSÃO?

    Ando acompanhando bem o tal do Campeonato Russo na TV aberta, televisionado pela Band. Nesse final de semana, entre sábado e domingo, assisti a duas partidas válidas pela terceira rodada da competição, todas com resultados surpreendentes. No sábado, vi o Spartak Moscou do português Rui Vitória levar 2 a 1 do ascendente Nizhny Novgorod dentro de casa, resultado que o deixa perto da zona de rebaixamento. Gotsuk e Kozlov marcaram os gols dos visitantes com apenas 16 minutos do placar, enquanto que Ezequiel Ponce diminuiu o prejuízo para os moscovitas no fim do segundo tempo. Surpreendentemente, o pequeno time do Nizhny é o atual 5º colocado da Premier League russa, uma campanha e tanto para quem surgiu em 2015.

    Já no domingão, após aquele almoço de Dia dos Pais, assisti a um interessante clássico de Moscou entre Dynamo e CSKA. Comandado por um inerte Alexey Berezutski na beira do campo, o CSKA vive péssimo momento, perdendo o segundo duelo seguido no campeonato, novamente contra um rival local. O CSKA até saiu na frente com um gol do ensaboado Ejuke aos 8 minutos, mas dois gols de Fomin, um deles contando com rebote de Akinfeev, deram a vitória para o Dynamo. Após três jogos para todos os times, a classificação aponta o Dynamo na terceira classificação com 100% de aproveitamento, ao lado de Zenit e Rubin Kazan, enquanto o CSKA é apenas o décimo. Berezutski que abra o olho antes da casa cair para seu lado.

    Num resumo geral, tenho gostado dessas partidas do Russão por três razões: primeiro que é sempre legal conhecer a cultura de um novo país e o futebol que se pratica lá, as características e o contexto atual de cada time; em segundo lugar, o fato de ter torcida é ótimo para quem acompanha, pois dá aquele tom de barulho e festa no estádio, apesar da vacinação patinando em terras ex-soviéticas; e por fim, o ritmo das partidas. Não sei se dei sorte até agora nos três jogos do campeonato que acompanhei, mas em todas o primeiro gol saiu cedo, com menos de 20 minutos de jogo, e os times partem para cima e têm velocidade, não ficam se defendendo como loucos enquanto observam o adversário tocar calmamente a bola. Comparando com o Juventude x Galo que vi no domingo, o clássico moscovita deu de 10 a 0.

Por falar em Rússia...

    A Rússia não é o tema destas linhas, mas há sempre uma referência pingando. Medalha de ouro com a Seleção Brasileira masculina nesses Jogos Olímpicos, assumindo um papel importante mas jogando abaixo do que pode, Claudinho teve sua venda anunciada para jogar no Zenit, líder do Russão. Jogará junto com Malcom, por sinal o autor do gol do título olímpico, no time de São Petersburgo.

    Na final olímpica contra a Espanha, o Brasil sofreu bastante, principalmente no segundo tempo, quando Santos levou duas bolas em seu travessão e Mikel Oyarzabal empatou o jogo. Já na primeira etapa, o time brasileiro foi melhor, perdendo um pênalti com Richarlison mas abrindo o marcador com Matheus Cunha. Assim, o 1 a 1 levou a decisão para a prorrogação, e nela Malcom entrou com a frieza necessária para marcar o gol da vitória, e também do bicampeonato olímpico, 5 anos após o ouro no Rio-2016.

    E acabou as Olimpíadas. Com medalhas importantes e grandes feitos, como três medalhas de ouro no mesmo sábado da decisão do futebol, o Brasil fez sua melhor campanha da história nos Jogos, com 7 medalhas de ouro, 6 de prata e 8 de bronze, totalizando 21 conquistas no total. Parabéns aos nossos atletas, que foram guerreiros e superaram muitas dificuldades para chegar longe. Parabéns a todos, mesmo para aqueles que não conquistaram medalha, mas representaram o Brasil em Tóquio. Todos são vencedores.

Pequenas notas sobre o fim de semana

    Coma  volta dos campeonatos europeus, principalmente dos mais periféricos, os posts de início de semana ficarão carregados de conteúdo daqui pra frente. Por isso, nada mais justo que estas notas:

_ Na Community Shield, a Supercopa da Inglaterra, o Leicester ficou com a taça, batendo o Manchester City por 1 a 0, gol de Iheanacho;

_ Na Liga Francesa, o PSG estreou com vitória sobre o Troyes fora de casa, 2 a 1, enquanto o Lyon apenas empatou com o Brest em 1 a 1. Já o Marseille de Gerson e Sampaoli bateu o Montpellier de Matheus Thuler por 3 a 2 em pleno Stade la Mosson;

_ Entrando na seara de meu amigo Zé Ronaldo, o Benfica iniciou sua caminhada com um 2 a 1 frente o Moreirense, e o Porto também venceu: 2 a 0 no Belenenses;

_ Pelo Campeonato Argentino, o River Plate, rival do Galo amanhã, levou 2 a 1 do Godoy Cruz;

_ Rodada completa da Série B com os seguintes resultados:

Remo 0x1 Operário
Guarani 2x0 Brasil de Pelotas
Coritiba 1x1 Goiás
Brusque 1x2 Cruzeiro
Náutico 0x4 Confiança
CSA 0x0 Avaí
Vitória 0x1 Vasco
Vila Nova 0x2 Sampaio Corrêa
Botafogo 2x0 Ponte Preta
Londrina 0x2 CRB

Em tempo:

_ Nomes conhecidos no Campeonato Russo: além dos brasileiros Ayrton Lucas pelo Spartak e Mário Fernandes pelo CSKA, o ex-Corinthians Balbuena é zagueiro do Dynamo - inclusive falhou no primeiro gol do CSKA -, Laxalt joga no Dynamo e Moses é o meia-direita do Spartak. Para não esquecer ninguém do Nizhny, o ex-atacante Aleksandr Kerzhakov é o treinador da equipe de Novgorod.

Comentários

Postagens mais visitadas