UMA VITÓRIA PARA VOLTAR AOS EIXOS

    Uma semana após ser goleado impiedosamente pelo Inter no Maracanã, quando teve uma atuação apática e deprimente, era grande a expectativa pelo que o Flamengo iria demonstrar no jogo seguinte pelo Campeonato Brasileiro. E, mantendo o bom futebol da partida de quarta-feira pela Libertadores, em que foi avassalador e voltou do Paraguai com uma ótima goleada por 4 a 1, o rubro-negro passou no teste e venceu o Sport por 2 a 0, somando três pontos mais importantes na briga pela liderança do Brasileirão.

    Com Gabigol e Diego suspensos, além de Gustavo Henrique cortado, Renato Gaúcho colocou em campo um time com Bruno Viana na zaga, ao lado de Léo Pereira, João Gomes na volância, jogando junto com Arão, e Pedro substituindo de forma natural o centroavante rubro-negro. E cada um, da sua forma, deu sua contribuição para que o Flamengo jogasse bem e mantivesse o nível. Assim, o time carioca foi superior do começo ao fim dos 90 minutos.

    O primeiro tempo teve o Flamengo atacando com muita tranquilidade, enquanto o Sport tentava, sem sucesso, se defender. Munido de boa movimentação das peças ofensivas e mantendo a bola no ataque o tempo todo, o time abriu o placar cedo, aos 11 minutos, em cabeçada certeira de Bruno Henrique após ótimo cruzamento de Arrascaeta. E dava pra ter sido mais, dado o volume que o Flamengo conseguia imprimir: aos 21 minutos, João Gomes fez o segundo, mas a arbitragem anulou por impedimento de Isla. O 1 a 0 dos 45 minutos iniciais estava barato, ainda mais pela nulidade ofensiva do Sport.

    Para o segundo tempo, o time mostrou que um defeito típico da era Rogério Ceni estava superado: o de voltar sonolento e mais defensivo do intervalo, mesmo quando a vantagem no placar é pouca. Logo com menos de dois minutos, Arrascaeta recebeu na área, esperou a passagem de Isla e rolou para o chileno, que tocou para Éverton Ribeiro ampliar. O 2 a 0 deu a tranquilidade devida para o Flamengo, que agora poderia se concentrar mais em ficar com a bola.

    O Sport até fez um segundo tempo melhor, chegando a acertar a trave em um chute perigoso de Zé Welison, que Diego Alves espalmou como deu. Mas mesmo assim o Flamengo foi superior, criando inúmeras chances perigosas. Pena que Pedro esteve numa noite pouco inspirada em termos de finalização, e que o goleiro Mailson fez grandes defesas. Não fosse esses empecilhos e o Flamengo teria voltado de Volta Redonda com mais uma goleada a seu favor.

    Agora é focar na Libertadores, em que o Flamengo tem uma enorme vantagem sobre o Olimpia para o jogo de quarta-feira, podendo até perder por 3 a 0 e ainda assim levar a classificação. Mas convém não sentar em cima da vantagem, pois a soberba e a falta de vontade serão os dois maiores adversários do Flamengo no próximo jogo. É jogar de forma séria e compenetrada como ontem que a classificação às semifinais virá, dois anos depois.

Em tempo:

_ Pedro vem numa má fase desde que teve Covid e voltou da Seleção Olímpica, mas ontem não fez um jogo de todo ruim. Se desmarcou, apareceu, finalizou, só não conseguiu marcar.

_ O Sport foi muito pouco perigoso no primeiro tempo. Sua melhor chance veio só no fim dos 45 minutos, em um quase gol contra de Pedro.

_ Léo Pereira foi outro zagueiro na tarde de ontem. Firme, deu botes importantes nas raras vezes em que o Sport se arriscava e ainda acertou alguns passes mais agudos. Seu companheiro Bruno Viana começou assustador, parecendo que ia errar a qualquer momento, mas se recuperou no segundo tempo.


FLAMENGO 2x0 SPORT
Campeonato Brasileiro 2021 - 16ª rodada
Data: 15/08/2021 - 16h
Local: Estádio da Cidadania, Volta Redonda (RJ)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Gols: Bruno Henrique aos 11' e Éverton Ribeiro aos 47'
Cartão amarelo: Bruno Henrique, Matheuzinho, Willian Arão, Max e Ronaldo Henrique

FLAMENGO (4-4-2): Diego Alves (6,5); Isla (6) (Matheuzinho, 6), Bruno Viana (6), Léo Pereira (7) e Filipe Luís (6); Willian Arão (5,5), João Gomes (6), Éverton Ribeiro (C) (6,5) (Michael, 6,5) e Arrascaeta (7,5) (Vitinho, 6); Bruno Henrique (7,5) (Lázaro, 6) e Pedro (5,5). Técnico: Renato Gaúcho (6,5).

SPORT (4-2-3-1): Mailson (7); Hayner (5,5), Marcão Silva (5), Sabino (C) (4,5) e Chico (4,5) (Sander, 5,5); Zé Welison (6) (Thiago Lopes, 5,5), Ronaldo Henrique (5,5), Paulinho Moccelin (5), Gustavo (5) (Everton Felipe, 5) e Thiago Neves (4,5) (Hernanes, 5,5); Mikael (4) (Tréllez, 5). Técnico: Umberto Louzer (5).

Comentários

Postagens mais visitadas