MAIS UM GAÚCHO NO MEIO DO CAMINHO

    Em seu terceiro duelo contra o Grêmio num espaço de menos de um mês, o Flamengo acabou derrotado pelo Grêmio dentro do Maracanã por 1 a 0, gol marcado por Borja. Com uma atuação apática, pouquíssimo inspirada ofensivamente e sem tanta segurança defensiva, o time rubro-negro perdeu, um placar péssimo para quem pensa em lutar pelo título brasileiro. Com as vitórias de Galo e Palmeiras no sábado, a desvantagem para o primeiro e o segundo lugares é de 9 e 4 pontos respectivamente.

    Ontem, o jogo era para vencer, pela situação ruim que vive o Grêmio e pelo Fla ter vencido os outros dois duelos entre os times no ano. No entanto, segundo quem viu o jogo, o time carioca em momento algum jogou para vencer, tendo uma dificuldade tremenda em criar jogadas realmente perigosas. Com um sonolento Vitinho em campo, pelo que ouvi no rádio, o Flamengo foi pouco produtivo, desperdiçando as raras chances de fazer alguma coisa. Sem contar que vários jogadores erraram lances fáceis, daqueles que não costumam perder normalmente. Assim, o time conseguiu apenas um chute certo no jogo inteiro.

    O primeiro tempo foi péssimo, e ficou ainda pior quando Borja fez o gol da vitória aos 48 minutos, depois de cruzamento de Ferreira. Aproveitando a indefinição dos fracos Léo Pereira e Renê, o centroavante colombiano subiu com liberdade para testar no canto esquerdo de Diego Alves, sem chance para o goleiro. Com Michael mal e Vitinho abaixo da crítica, era preciso mudar, mexer no time logo de imediato no intervalo, para o time voltar mais equilibrado em busca do empate no segundo tempo. No entanto, não foi isso que aconteceu.

    A substituição óbvia, inclusive especulada no rádio pelo comentarista Eraldo Leite da CBN, era sacar Vitinho para a entrada de Thiago Maia, passando Andreas Pereira para uma faixa mais a frente do campo, dando mais liberdade ao belga/brasileiro. Entretanto, Renato nada fez, confiando que, na base da conversa, o time voltaria melhor. Não voltou, e manteve a atuação ruim. Vitinho errava tudo, Gabriel idem e Michael não tinha espaço. Só Éverton Ribeiro tentava algo, mas sem sucesso.

    Renato só mexeu a partir dos 19 minutos, mas nada foi capaz de dar o empate ao Flamengo, que jogou mal o tempo inteiro. A coisa quase ficou pior quando, nos acréscimos, Léo Pereira fez um pênalti bestíssimo, colocando a mão na bola. Sorte que temos Diego Alves, e o goleiro caiu bem no canto para fazer a defesa. Apesar disso, o placar se manteve no 1 a 0.

    Foi uma atuação que preocupa, pela morosidade do time e pela falta evidente de inspiração. Atuações como essa é o que me deixam com o pé atrás sobre conquistar algum título esse ano, já que não se vê o Galo, nosso rival nas três frentes, jogando mal assim. Curiosamente, foi mais um jogo ruim em um jogo anterior a um duelo decisivo por mata-mata. Contra o Inter também foi assim, quando perdemos por 4 a 0, bem como contra o Ceará, em que o resultado final foi 1 a 1. Foram pontos importantes jogados na lata de lixo, que com certeza deixariam o cenário bem mais favorável no Brasileirão em caso de vitória. Para quarta-feira, o cenário promete ser de dificuldades.

Em tempo:

_ Na sua coletiva pós-jogo, Renato lembrou Abel Braga ao dizer que "perder é normal", "vamos perder outras vezes", entre outras pérolas. Só faltou o "foi lindo, cara" para completar o cenário patético.

_ O duro de termos mais de 40 milhões de torcedores é ter que ver pessoas criticando ferrenhamente Andreas Pereira e Kenedy, jogadores que acabaram de chegar. Outros, ainda mais lunáticos, pediram a demissão de Renato Gaúcho "no vestiário". Pensando assim, teremos 86 técnicos por ano.


FLAMENGO 0x1 GRÊMIO
Campeonato Brasileiro 2021 - 21ª rodada
Data: 19/09/2021 - 20h30
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Gol: Borja aos 48' do 1º
Cartão amarelo: Isla, Bruno Henrique, Rodrigo Caio, Borja, Thiago Santos, Vanderson e Matheus Sarará

FLAMENGO: Diego Alves; Isla (Matheuzinho), Rodrigo Caio, Léo Pereira e Renê; Willian Arão, Andreas Pereira (Thiago Maia), Éverton Ribeiro (C) (Bruno Henrique), Michael (Kenedy) e Vitinho (Pedro); Gabriel. Técnico: Renato Gaúcho.

GRÊMIO: Gabriel Chapecó (Brenno); Vanderson, Ruan, Rodrigues e Rafinha (C) (Cortez); Thiago Santos, Lucas Silva (Matheus Sarará), Alisson (Diogo Barbosa), Ferreira (Léo Pereira) e Villasanti; Borja. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Comentários

Postagens mais visitadas