O BÁSICO PARA VOLTAR A VENCER



    Palmeiras x Internacional não foi um daqueles jogaços, com muitas chances de gols de ambos os lados, goleiros operando milagres e gols saindo a rodo, mas certamente não foi uma partida ruim, em que os dois times pensam mais em se anular do que nem qualquer outra coisa. Na verdade, as duas equipes fizeram um jogo bem equilibrado, mas adotaram posturas ofensivas que tornaram o jogo agradável de se assistir. No fim, o 1 a 0 para o alviverde traduziu bem o que foram os 90 minutos no Allianz Parque.

    Depois de uma sequência de cinco jogos sem vencer no Brasileirão, o Palmeiras precisava vencer para retomar o posto de figurante na briga pelo título, já que Atlético e Flamengo estão mais adiantados na tabela e até a dupla Fortaleza e Bragantino começou a se assanhar por ali. Mais do que isso, vencer era importante também pensando na futura decisão da Libertadores no mês que vem, já que chegar para uma decisão com um clima de instabilidade não é o ideal. Foi pensando nisso que Abel Ferreira escalou o Palmeiras com todos os titulares, optando por um meio-campo mais experiente, com Felipe Melo e Zé Rafael. Por sua vez, o Inter também mirava a Libertadores, mas lutando para ficar no grupo do G6. Yuri Alberto, muito importante nos últimos jogos, marcando presença com seus gols, foi o titular no comando de ataque, assessorado pelo ótimo trio de meias Edenilson, Taison e Patrick.

    Foi com essas ideias que os dois times vieram a campo, e, no primeiro tempo, o equilíbrio foi notável. A melhor chance do Palmeiras ocorreu logo aos 3 minutos, em uma jogada rápida de pivô que terminou em um chute de Marcos Rocha na trave. Méritos de Luiz Adriano, que saiu bem da área para construir a jogada. Já pelo lado do Inter, Yuri Alberto apareceu bem na área por duas vezes, mas não teve tanto espaço para finalizar as jogadas. Na primeira, Weverton fez uma boa defesa, enquanto na segunda o jovem centroavante bateu sem ângulo para fora. Em suma, os primeiros 45 minutos foram de muito equilíbrio, mas com o Palmeiras ligeiramente melhor, mas parando na marcação colorada. O mesmo acontecia quando o Inter tinha a bola.

    Veio o segundo tempo e, logo de cara, pênalti para o Palmeiras: em jogada de velocidade pela direita, Rony bateu para o gol, mas a bola desviou no braço aberto de Cuesta. Penalidade muito bem marcada (e sem VAR), mas não para Edenilson, que xingou o juiz e acabou expulso. Na cobrança, Raphael Veiga foi perfeito, dando uma porrada no ângulo de Lomba e estufando as redes. O gol seria a senha para o Palmeiras se tranquilizar na partida, enquanto o Inter teria uma longa caminhada por fazer se quisesse sair com o empate: ir para a cima e conceder espaço nos contra-ataques, que ficariam mais latentes pelos dez homens em campo.

    Mas o Inter não se entregou. Jogando sempre pela esquerda, nos avanços de Moisés e Palacios, além das ocasionais "caídas" de Yuri Alberto por ali, o Colorado frequentou o campo de ataque, mas não com a volúpia necessária para marcar seu gol. A melhor chance veio após chute de fora da área de Dourado, em que a bola desviou na zaga e parou em uma boa defesa de Weverton. Fora esse lance, o Inter pouco assustou o goleiro do Palmeiras. Na minha opinião, a presença de Taison em campo seria fundamental nisso, pela sua entrega, velocidade e técnica, que apareceram em alguns momentos no primeiro tempo. No entanto, foi trocado por Maurício logo após o gol sofrido, o que deixou o Inter carente de um criador. O ex-cruzeirense que o substituiu pouco fez.

    Em resumo, o 1 a 0 dá um pouco mais de tranquilidade para o Palmeiras, que respira um ar menos poluído, sem cobranças exageradas, e se mantém no G4. Como vencer o Brasileirão é muito difícil, o o foco maior é a final da Libertadores, e chegar em Montevidéu sem crise é uma ótima pedida. Enquanto isso, o Inter tem a lamentar a expulsão de seu melhor jogador, vital em outras partidas no campeonato, mas que deixou a desejar nesse jogo. Nessa briga acirrada por vaga na Libertadores, foi mais um tropeço para impedir a entrada no G6, ultrapassando, quem sabe, o sexto colocado Corinthians.


PALMEIRAS 1x0 INTERNACIONAL
Campeonato Brasileiro 2021 - 27ª rodada
Data: 17/10/2021 - 16h
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado
Gol: Raphael Veiga aos 7' do 2º
Cartão amarelo: Felipe Melo, Rony, Gustavo Scarpa, Patrick, Cuesta, Mercado e Heitor
Cartão vermelho: Edenilson aos 5' do 2º

PALMEIRAS: Weverton (6,5); Marcos Rocha (7), Gustavo Gómez (7), Luan (6) e Piquerez (6,5); Felipe Melo (C) (6) (Danilo Barbosa, sem nota), Zé Rafael (5,5) (Patrick de Paula, sem nota) e Raphael Veiga (7) (Deyverson, 6); Rony (5,5), Dudu (6) (Gustavo Scarpa, 5) e Luiz Adriano (5,5) (Breno Lopes, 5,5). Técnico: Abel Ferreira (6).

INTERNACIONAL: Marcelo Lomba (6,5); Saravia (5,5) (Heitor, 5,5), Mercado (6), Cuesta (5,5) e Moisés (6,5); Johnny (5) (Zé Gabriel, 5,5), Rodrigo Dourado (6), Edenilson (4,5), Patrick (5) (Palacios, 6) e Taison (C) (5,5) (Maurício, 5); Yuri Alberto (5,5). Técnico: Diego Aguirre (5,5).

Comentários

Postagens mais visitadas