PASSANDO O OLHO

    Passadas três rodadas da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, o Retrancados traça um panorama sobre cada chave, mostrando quais são os times que têm mais chances de se classificar, além daqueles que já podem se contentar com uma vaga na UEFA Europa League. Vamos conferir:

Grupo A - 1. PSG 7 pontos, 2. Manchester City 6 pontos, 3. Brugge 4 pontos e 4. RB Leipzig 0 pontos.

    A situação do milionário PSG é a mais tranquila, pois é o único invicto na chave e ainda venceu o seu concorrente direto, Manchester City, em casa. A ver como será esse duelo na casa dos citizens, mas com Messi aparecendo bem, Mbappé jogando muito e Neymar voltando, a chance é boa de favoritismo dos franceses. No entanto, a força do ataque inglês pode fazer a diferença. Quanto a belgas e alemães, a chance é boa de vaga na Europa League para o Brugge, pela sua boa pontuação até aqui, fruto de uma vitória contra o próprio Leipzig e de um empate com o PSG. Por sua vez, o time alemão é a decepção desta chave.

Grupo B - 1. Liverpool 9 pontos, 2. Atlético de Madrid 4 pontos, 3. Porto 4 pontos e 4. Milan 0 pontos.

    A classificação deste grupo me surpreende até aqui. Tudo bem que o Liverpool é mesmo o melhor time do grupo, mas sua campanha de 100% de aproveitamento chama muito a atenção. Ainda com dois jogos em casa por fazer, não vejo ninguém sendo capaz de tirar essa liderança dos Reds. Já a segunda posição é uma incógnita, mas defino a briga como sendo apenas entre colchoneros e portugueses. Por fim, o Milan só conseguirá no mínimo uma vaga na Europa League se conseguir jogar muito bem (e não for garfado pela arbitragem). Para isso, a vitória contra o Porto na próxima rodada é fundamental.

Grupo C - 1. Ajax 9 pontos, 2. Borussia Dortmund 6 pontos, 3. Sporting 3 pontos e 4. Besiktas 0 pontos.

    Os favoritos estão na frente, mas não na ordem que eu esperava. Com um ataque poderoso e uma defesa intransponível, o que os números de 11 gols pró e 1 gol contra demonstram, o Ajax suplantou o favoritismo do Dortmund e é merecidamente líder, com um pé nas oitavas de final. Pelo lado do Borussia, a situação ainda é tranquila, mas pode ficar desafiante em caso de um resultado ruim contra o Ajax na próxima rodada. Sem Haaland, lesionado, a chance disso acontecer é grande. Quanto à parte baixa da tabela, o Sporting demonstrou que é um time superior ao Besiktas na rodada passada, quando venceu por 4 a 1 dentro da Turquia, e deve incomodar os alemães do Borussia.

Grupo D - 1. Real Madrid 6 pontos, 2. Sheriff 6 pontos, 3. Inter 4 pontos e 4. Shakhtar 1 ponto.

    Os 5 a 0 da rodada passada certamente serviram como uma injeção de ânimo para o Real, que voltou à liderança do grupo é o principal favorito a levar a liderança. No entanto, há a surpresa Sheriff, que inclusive venceu o Real em pleno Santiago Bernabéu e o Shakhtar em casa. Para o time moldavo, a próxima rodada será para mostrar se o Sheriff se colocará mesmo como azarão. Por fim, a Inter venceu a primeira na última rodada e está ali, na zona da Europa League, mas tem elenco para se classificar. Já o Shakhtar é um time inconfiável.

Grupo E - 1. Bayern 9 pontos, 2. Benfica 4 pontos, 3. Barcelona 3 pontos e 4. Dynamo Kiev 1 ponto.

    Há pouco que falar do Bayern, que é um time muito superior aos demais, não à toa é um dos favoritos a levar mais uma vez a taça. Enquanto isso, a briga pela segunda vaga é ferrenha entre Benfica e Barcelona, com ligeira vantagem dos encarnados, que só perderam para o todo-poderoso time bávaro. Ao meu ver, o duelo entre portugueses e catalães, marcado para daqui um mês, será o verdadeiro divisor de águas desta chave. O Dynamo de Kiev deve ser mesmo o lanterninha.

Grupo F - 1. Manchester United 6 pontos, 2. Villarreal 4 pontos, 3. Atalanta 4 pontos e 4. Young Boys 3 pontos.

    Pelos números, todos aqui têm chance de se classificar, mas não vejo o United sem vaga na próxima fase e, com todo respeito, também não vejo o Young Boys com força suficiente para destronar seus adversários e sair classificado, apesar da vitória na rodada de estreia contra o próprio Manchester em casa. Para os Red Devils, apesar dos vacilos, da pressão sobre Solskjaer e da dependência da dupla Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes, as oitavas de final são logo ali. Já a segunda vaga é uma incógnita, na minha opinião, pois Villarreal e Atalanta têm boas condições de avançar. No momento, vejo o Submarino Amarelo um pouco à frente.

Grupo G - 1. RB Salzburg 7 pontos, 2. Sevilla 3 pontos, 3. Lille 2 pontos, 4. Wolfsburg 2 pontos.

    Os austríacos do Salzburg estão disparados, e os vejo com potencial para segurar a vaga na próxima fase. Já a segunda posição está em aberto: o Sevilla não impressiona, com três empates nos seus três jogos, mas ainda é melhor que Lille e Wolfsburg, pequenas decepções, principalmente o time francês, dono do pior ataque da chave. Pelo andar da carruagem, tudo terminará como está.

Grupo H - 1. Juventus 9 pontos, 2. Chelsea 6 pontos, 3. Zenit 3 pontos e 4. Malmo 0 pontos.

    Se a sua campanha na Serie A começou hesitante, na Champions a Juventus está 100%, com três vitórias em três jogos, inclusive derrotando o atual campeão Chelsea. Na base da solidez defensiva, com 0 gols sofridos até agora, a Velha Senhora deve passar, acompanhada do Chelsea, muito superior a Zenit e Malmö. Para os russos, liderados por Claudinho, a vaga na Europa League é realidade.

Em tempo:

_ Artilharia da UCL 21/22: Haller (AJAX) 6 gols, Lewandowski (BAYERN) e Salah (Liverpool) 5 gols e Nkunku (RB Leipzig) 4 gols.

Comentários

Postagens mais visitadas