VITÓRIA DE CAMPEÃO


    Falei aqui que o jogo era difícil para o Galo, já que o Fortaleza vive a melhor temporada de sua história e é um time muito organizado com o argentino Juan Pablo Vojvoda. Pois nada disso aconteceu, pelo menos a partir do primeiro gol no Gigante da Pampulha: com uma maravilhosa atuação ofensiva, o Atlético/MG trucidou o Fortaleza em Belo Horizonte e venceu por 4 a 0, com gols de Guilherme Arana, Réver, Hulk e Zaracho. Esse resultado praticamente garante o Galo na final da Copa do Brasil e deixa as coisas mais tranquilas depois do tropeço pelo Brasileirão na última rodada.

    E olha que o jogo começou equilibrado, com o Fortaleza mais bem disposto nos minutos iniciais e o Galo se controlando a partir dos 10 minutos, começando a levar muito perigo a partir dali. A formação titular do alvinegro, em um movediço 4-4-2, achou muitos espaços na defesa cearense, com Hulk, Zaracho e, principalmente, Keno se movimentando bem. Pelo lado do Fortaleza, apenas Matheus Jussa marcava bem, às vezes até apelando para faltas a fim de parar o ímpeto de Hulk, que saía bastante da área desde o começo.

    Eram 19 minutos quando o Galo enfim traduziu seu grande volume ofensivo no primeiro gol. Em uma cobrança de falta, Hulk acertou a barreira, mas a bola sobrou para Guilherme Arana acertar um chutaço de fora da área, marcando um lindo gol. O 1 a 0 desnorteou o Fortaleza, que não conseguia esboçar qualquer resposta, sofrendo nas jogadas de velocidade do time mineiro. A posse de bola do tricolor era improdutiva, e o Galo levava muito perigo quando a roubava, principalmente no campo do adversário. Foi a partir de um lance assim que o alvinegro chegou ao segundo gol, em um escanteio que terminou com a cabeçada certeira de Réver. 2 a 0 em apenas 26 minutos.

    Se o 1 a 0 foi um baque, o 2 a 0 deixou as coisas ainda piores para o time cearense, que errava muito em campo, dando seguidos espaços e tomando decisões equivocadas no setor ofensivo. Por sua vez, o Atlético era arrasador, com muita velocidade, movimentação e troca de posições na hora de contra-atacar, além de muita segurança e firmeza no momento defensivo. Em uma lindíssima jogada coletiva, veio o terceiro gol, em que a bola passou por Keno, Nacho, Hulk, Keno de novo, inclusive dando uma meia-lua no adversário, e Zaracho, até chegar na cabeça de Hulk dentro da área. Um golaço, que demonstra muito bem o show do Galo nos primeiros 45 minutos.

    Veio o segundo tempo e o Fortaleza voltou com duas mudanças, pensando em diminuir o prejuízo para o jogo de semana que vem. No entanto, logo com dois minutos, veio o 4 a 0: em uma falta lateral, o goleiro Felipe Alves tirou de soco, mas a bola sobrou na intermediária para Zaracho bater livre, encobrindo o camisa 12 do Fortaleza. Mais um gol bonito, transformando em goleada a linda exibição coletiva do time mineiro.

    Com a boa vantagem construída, o Galo diminuiu um pouco o ritmo no restante do segundo tempo e, mesmo assim, poderia ter feito mais gols, não fosse a displicência de Keno, que teve duas boas chances. Mas apesar disso, o alvinegro mereceu muito a vitória, pelo espetáculo que foi o primeiro tempo e pelo controle exercido na etapa final, em que o Fortaleza teve raríssimas chances. Uma atuação sensacional como essa credencia ainda mais o Atlético/MG como favorito a levar algum título de peso esse ano, ou até dois, já que está vivo no Brasileirão e na Copa do Brasil. Para o Fortaleza, fica a decepção pela goleada sofrida, mas um alento é a grande temporada do time até aqui, que não pode ser desprezada na reta final do ano. É focar no Brasileiro e tentar competir no jogo de volta, já que conseguir uma virada seria épico. Vojvoda ainda merece muitas palmas pelo seu trabalho até aqui, e só por entrar jogando de igual para igual com o estrelado time do Atlético já merece os parabéns.

Em tempo:

_ Foi mesmo um verdadeiro show. Pelo lado do Galo, é até difícil dizer se alguém jogou mal, enquanto que é ainda mais difícil apontar quem jogou bem pelo lado do Fortaleza.

_ Não vi tantos jogos do Atlético esse ano, mas creio que essa foi a melhor atuação do time nessa temporada 2021.


ATLÉTICO/MG 4x0 FORTALEZA
Copa do Brasil 2021 - Semifinal - Ida
Data: 20/10/2021 - 21h30
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado
Gols: Guilherme Arana aos 19', Réver aos 26', Hulk aos 41' do 1º; Zaracho aos 2' do 2º
Cartão amarelo: Jair, Allan, Matheus Jussa, Yago Pikachu e Éderson

ATLÉTICO/MG: Éverson (6); Guga (6), Réver (C) (7) (Igor Rabello, 6), Junior Alonso (6,5) e Guilherme Arana (7); Allan (6) (Tchê Tchê, sem nota), Jair (6,5), Zaracho (8) e Nacho Fernández (6,5) (Savarino, sem nota); Keno (7) (Vargas, 5,5) e Hulk (7,5) (Eduardo Sasha, 6). Técnico: Cuca (7,5).

FORTALEZA: Felipe Alves (5); Daniel Guedes (3,5), Titi (C) (3,5) e Matheus Jussa (5); Yago Pikachu (5), Felipe (4) (Bruno Melo, 5), Éderson (4), Matheus Vargas (4,5) (Angelo Henríquez, 4,5) e Lucas Crispim (5,5) (Edinho, sem nota); Robson (5) (Depietri, 5,5) e Romarinho (4,5) (Ronald, 5). Técnico: Juan Pablo Vojvoda (4).

Comentários

Postagens mais visitadas