MOMENTO DE DEFINIÇÕES

    Vamos chegando em meados de novembro e, como costuma ser típico nesse momento do ano desde que as temporadas foram melhor organizadas, é a hora de definições nos campeonatos mais importantes do continente, da Libertadores à Série A. Faltando praticamente 30 dias para o fim da temporada regular, os torneios já estão na reta final, enquanto outros já praticamente se definiram.

    O primeiro campeão nacional da temporada 2021 é a Aparecidense, que derrotou o Campinense no agregado e levantou o troféu da Série D. Depois de vencer o primeiro jogo em Campina Grande por 1 a 0, o time goiano segurou os rubro-negros em casa e, mesmo saindo atrás no placar, conquistou o empate, faturando o primeiro título nacional de sua história. Além do título, o time de Aparecida de Goiânia sobe para a Série C, acompanhado de Campinense, Atlético Cearense e ABC. Boa sorte para o clube goiano, o quarto do estado a levantar um troféu de importância nacional.

    Outro campeonato com definições importantes é a Série B. Faltando duas rodadas, a segundona já tem confirmados o acesso de Botafogo e Coritiba, que estão de volta depois de cair na última temporada (e nesse mesmo ano inclusive). A briga entre os dois ainda é ferrenha pelo título, mas ambos subirão juntos para a Série A, o que é mais importante. Quanto às outras duas vagas, cinco clubes brigam por elas: Goiás (61 pts), Guarani (59), Avaí (58), CRB (57) e CSA (56). O Náutico, que ficou um bom tempo na liderança no turno do campeonato, já não tem mais chances matemáticas. Já na parte de baixo da tabela, o Brasil de Pelotas (23) já está rebaixado, e a próxima rodada pode confirmar também o rebaixamento do pobre Confiança (36). Para as outras duas vagas, nove clubes ainda são ameaçados: Vitória (40), Londrina (41), Remo (41), Brusque (41), Ponte Preta (43), Vila Nova (45), Operário (45), Cruzeiro (46) e Sampaio Corrêa (46). De minha parte, torço para Brusque e Londrina caírem.

    Enquanto isso, pela Série C, Tombense e Ituano fizeram a primeira final no último sábado, e o resultado foi um empate por 1 a 1. O jogo decisivo será sábado que vem, no Novelli Junior, em Itu. Por fim, pela Série A, a Chapecoense já foi com Deus, Grêmio e Sport têm vida mais difícil e o Juventude tenta trocar de lugar com outros times, como o gigante São Paulo, que está a perigo. Com tantos jogos atrasados e rodadas faltando, fica difícil estabelecer qualquer prognóstico agora.

    Pelas competições continentais, a final da Sul-Americana já é no próximo sábado, com Athletico Paranaense e Bragantino se enfrentando em Montevidéu. Uma semana depois, no dia 27, é o dia de Palmeiras x Flamengo, o jogo do ano para os dois times. O tempo está passando rápido nessa reta final de temporada, e certamente ainda veremos muitos jogos bons nesse espaço de 30 dias, onde muita coisa pode acontecer.

Em tempo:

_ A Copa do Brasil fecha o calendário nacional, com jogos nos dias 12 e 15 de dezembro entre os Atléticos Mineiro e Paranaense.

_ Definições também na Copa do Mundo: além do Catar, outros 11 países garantiram vaga: Brasil, Alemanha, Espanha, Croácia, Inglaterra, Suíça, França, Dinamarca, Bélgica, Holanda e Sérvia. As seleções de Portugal e Itália decepcionaram e vão disputar vaga na repescagem (mais detalhes amanhã).

Comentários

Postagens mais visitadas