VITÓRIA DE CAMPEÃO E DERROTA DE REBAIXADO

    O jogo de ontem entre Atlético/MG (1º, 62) e Grêmio (19º, 26), no Mineirão, foi para confirmar duas famosas máximas: primeiro, a de time que quer ser campeão deve ganhar todos os jogos possíveis, mesmo jogando mal e enfrentando dificuldades; e a segunda, que diz que o peso de um jogo é muito maior para um time grande dentro da zona de rebaixamento. Mesmo jogando bem, melhor do que em muitos jogos nessa desastrosa campanha, o Grêmio acabou derrotado por 2 a 1, enquanto o Galo, apesar de todas as dificuldades e erros, saiu com a vitória. Foi a vitória do virtual campeão sobre o virtual rebaixado.

    O Grêmio até começou bem o jogo, criando chances e até parando na trave, mas Zaracho inaugurou o marcador logo aos 12 minutos, jogando um balde de água fria nos gaúchos. Mesmo assim, o tricolor não abaixou a cabeça e, em um erro de Arana na defesa, Campaz decretou o empate no segundo tempo, dando uma injeção a mais de ânimo para o Grêmio. No entanto, foi o mesmo Campaz quem cometeu um pênalti bobo, colocando a mão na bola em uma falta perto da área. Na cobrança do pênalti, Vargas marcou o gol da vitória, dando uma vitória contestável ao Galo, que disparou de vez na classificação. O título parece ser questão de tempo. Por sua vez, foi mais uma derrota do Grêmio sob o comando de Vagner Mancini, que ainda não foi capaz de ajustar as coisas. Pelo visto, o rebaixamento também é questão de tempo.

Finados com rodada cheia da Série B

    A rodada 33 da Série B foi cheia de emoção, principalmente nesse dia de Finados. Com 8 jogos entre segunda e hoje, a briga pelo acesso se intensificou, a luta contra o rebaixamento também e um clube rebaixado já foi conhecido. Vamos a um breve resumo:

(14º, 40) Cruzeiro 1x1 Vila Nova (10º, 43): com muita chuva aqui em BH, a partida foi até interrompida por 30 minutos graças à intensidade da água, que formou verdadeiras poças no Independência. Com a volta da bola rolando, o jogo em si foi desprezível e as duas equipes construíram seus gols a partir de pênaltis.

(20º, 23) Brasil de Pelotas 0x1 Avaí (3º, 56): mesmo com Bruno Silva expulso, o Leão da Ilha mostrou força e, com gol de Copete, bateu o Brasil dentro do Bento Freitas, mantendo-se firme no G4. Já o Brasil enfim confirmou seu rebaixamento à terceira divisão, depois de algumas boas temporadas.

(18º, 33) Vitória 0x1 CSA (7º, 51): a Série C parece ser o caminho natural para o Vitória, depois de temporadas entre a Série A e a Série B - inclusive fazendo sucesso na elite do futebol brasileiro. Por sua vez, o CSA sonha em voltar pra lá.

(16º, 38) Brusque 4x3 Náutico (9º, 45): melhor jogo da rodada, com muitos gols e emoção de sobra. Depois de um primeiro tempo disputadíssimo, em que o Timbu ficou duas vezes na frente do placar e o Brusque virou, Jhon Cley e Jean Carlos marcaram um gol para cada time e o placar terminou em 4 a 3 para os mandantes.

(11º, 41) Remo 0x1 Londrina (17º, 38): falta regularidade ao Remo, que mais uma vez decepcionou, perdendo a 4ª das últimas 5 partidas. O algoz da vez foi o Londrina, equipe que vem tentando se recuperar na zona de rebaixamento. A distância de apenas 3 pontos entre os dois clubes é sinal de como a disputa ali embaixo está equilibrada.

(4º, 54) Goiás 2x2 Ponte Preta (15º, 39): lutando contra o rebaixamento, a Ponte até conseguia uma ótima vitória fora de casa por 2 a 0, chegando aos 41pontos, mas o Goiás empatou no segundo tempo com Dadá Belmonte e Alef Manga, duas mexidas feitas pelo técnico Glauber Ramos. Com isso, ambas as equipes seguem em suas posições, embora mais acossadas pelos adversários.

(1º, 61) Coritiba 3x1 Operário (12º, 41): depois de um primeiro tempo sem conseguir balançar as redes, o Coxa desencantou no segundo tempo, marcando três vezes e abrindo boa vantagem. A vitória por 3 a 1 deixou o time paranaense bem perto da Série A do ano que vem, precisando de apenas uma vitória. Enquanto isso, o Operário segue preocupado com a zona de rebaixamento.

(2º, 59) Botafogo 1x0 Confiança (19º, 31): o gol custou a sair, mas mesmo assim o Botafogo venceu o Confiança no Nilton Santos por 1 a 0. Assim como o Coritiba, o resultado positivo deixou o Glorioso bem perto de conquistar o acesso, justamente o menos cotado entre os três ditos grandes no início do campeonato.

Em tempo:

_ Com o gol marcado sobre o Operário, Léo Gamalho, o terror da Série B, chega a 15 tentos na competição, um a menos que Edu, homem-gol do Brusque.

Comentários

Postagens mais visitadas