RETROSPECTIVA 2021: CEARÁ

Com muita segurança e boas defesas, João Ricardo assumiu a titularidade do Ceará e não fez feio. (O Povo).


    O campeonato do Ceará foi similar ao do Atlético/GO: sem sustos, o Vozão chegou a frequentar o Top-10 da tabela nas primeiras rodadas, mas acabou perdendo fôlego. Na reta final do Brasileirão, até chegou a retomar o bom futebol, mas acabou superado na briga por vaga na Libertadores. O que mais chamou atenção na campanha do alvinegro cearense foi sua campanha em casa, com apenas duas derrotas e dez vitórias, ocupando a 5ª posição entre os mandantes. Se a campanha fora fosse um tantinho melhor, talvez o Vozão estivesse comemorando a vaga na Libertadores. Assim, pelo segundo ano seguido, o Ceará jogará a Copa Sul-Americana.

    O começo da trajetória foi com Guto Ferreira. Apesar dos vices do estadual e da Copa do Nordeste no início da temporada, o Ceará começou bem o Brasileirão, fechando a 18ª rodada na 8ª posição. No entanto, àquela altura já era nítido que o treinador não conseguia tirar um algo a mais da equipe, e Guto acabou substituído por Tiago Nunes na virada do turno. Apesar de um início difícil, Tiago conseguiu retomar o bom desempenho do Ceará e, com Vina voltando a jogar bem, quase levou o Vozão à Libertadores. Para 2022, o foco é mais um campeonato sólido e tranquilo.


NÚMEROS DA CAMPANHA

50 pontos; 38 jogos; 11 vitórias; 17 empates; 10 derrotas; 39 gols marcados; 38 gols sofridos; 43,9% de aproveitamento
Em casa: 37 pontos - 5ª melhor campanha
Fora: 13 pontos - 19ª melhor campanha
Destaques: João Ricardo (G), Vina (M) e Luiz Otávio (Z)
Decepção: Yony González (A)
Artilheiro: Vina, 8 gols
Rei das assistências: Jorginho, Lima e Jael 3 passes-chave
Técnicos: Guto Ferreira e Tiago Nunes
Melhor atuação: Fortaleza 0x4 Ceará (33ª rodada)
Pior atuação: Ceará 1x2 Bahia (4ª rodada)
Turno: 24 pontos, 12º colocado
Returno: 26 pontos, 10º colocado
Prognóstico: briga por vaga na Sul-Americana
2022: classificado para a Copa Sul-Americana
Resumo da temporada: Nota 6! De forma bem parecida com o ano passado, o Ceará passou por uma temporada sem sustos, classificando-se para a Copa Sul-Americana. O time brigou por vaga na Libertadores até a rodada final.

Comentários

Postagens mais visitadas