RETROSPECTIVA 2021: CHAPECOENSE

Emprestado pelo Internacional, Keiller foi o único da Chape, ao lado de Mike, que se salvou em campanha tão horrível.


    Parafraseando o que disse o grande Vicente Fonseca neste artigo, a Chapecoense cometeu o mesmo erro do América/RN em 2007: subiu sem reforçar o elenco. Ainda com muitos jogadores da campanha vitoriosa da Série B e sem os jogadores de qualidade técnica que a primeira divisão exige, a Chape foi deplorável desde o início, precisando de mais que um turno para vencer a primeira - e única - partida na competição. Assim, o time caiu merecidamente para a Série B, com várias rodadas de antecedência.

    Dentro das quatro linhas e fora delas, o time foi horrível. Se em campo a Chape chegou a somar duas grandes sequências de derrotas, uma com 8 e outra com 7, fora dele a equipe catarinense trocou muitas vezes de treinador durante o ano, não dando o mínimo de credibilidade para que algum trabalho durasse. O resultado foi este: um time fraco, sem qualidade alguma, que acabou rebaixado com a pior campanha da história dos pontos corridos, superando o próprio América de Natal de 2007. Para quem se acostumou a ver a Chapecoense fazendo boas campanhas em anos anteriores, mesmo depois do trágico acidente de 2016, é difícil vê-la hoje em dia. Depois de um ano tão ruim, talvez até confiar no acesso na próxima temporada seja difícil.


NÚMEROS DA CAMPANHA

15 pontos; 38 jogos; 1 vitória; 12 empates; 25 derrotas; 27 gols marcados; 67 gols sofridos; 13,2% de aproveitamento
Em casa: 6 pontos - 20ª melhor campanha
Fora: 9 pontos - 20ª melhor campanha
Destaques: Keiller (G), Mike (A) e Ravanelli (M)
Decepção: Laércio (Z)
Artilheiro: Mike, 5 gols
Rei das assistências: Ravanelli, Busanello, Anderson Leite, Mike e Lima, 2 passes-chave
Técnicos: Jair Ventura, Pintado e Felipe Endres (interino)
Melhor atuação: Bragantino 1x2 Chapecoense (20ª rodada)
Pior atuação: Bahia 3x0 Chapecoense (31ª rodada)
Turno: 7 pontos, 20º colocado
Returno: 8 pontos, 20º colocado
Prognóstico: briga contra o rebaixamento
2022: rebaixado para a Série B
Resumo da temporada: Nota 0! Com apenas uma vitória em todo o torneio, a Chape deu vexame, caindo como lanterninha para a Série B.

Comentários

Postagens mais visitadas