RETROSPECTIVA 2021: CORINTHIANS

Jogando principalmente pelo lado do campo, Roger Guedes foi um dos principais jogadores do Corinthians na temporada. (Lance).


    A campanha do Corinthians nesse Brasileirão se divide em dois períodos: o pré e o pós-reforços. Na primeira metade, com um time ainda em construção e repleto de jovens, como Gustavo Silva, Adson, Vitinho e, posteriormente, Gabriel Pereira, o Timão frequentava a segunda página da tabela, jogando um futebol pouco criativo e irregular. Já após a chegada de bons nomes, tais como Giuliano, Renato Augusto, Willian e Roger Guedes, o Corinthians subiu na classificação, lutando por vaga na Libertadores. E, após a vitória contra a lanterna Chape na 29ª rodada, o time entrou no G6 para nunca mais sair.

    A despeito das críticas ao trabalho de Sylvinho, que muitas vezes foram e são justas, o Timão mostrou algum padrão de jogo, não vivendo apenas de lampejos das estrelas para resolver as partidas. Assim, a subida na tabela foi merecida. Sylvinho tem sim méritos nesse processo, apesar da demora em encaixar as contratações no onze titular e pelas escolhas ruins (leia-se Renato Augusto como falso 9). Com mais tempo para trabalhar com esses jogadores na próxima temporada, creio em um Timão ainda mais forte, que brigará por títulos importantes. Se os reforços tivessem chegado antes, talvez o Corinthians teria terminado o Brasileirão desse ano ainda melhor. 


NÚMEROS DA CAMPANHA

57 pontos; 38 jogos; 15 vitórias; 12 empates; 11 derrotas; 40 gols marcados; 36 gols sofridos; 50% de aproveitamento
Em casa: 35 pontos - 7ª melhor campanha
Fora: 22 pontos - 6ª melhor campanha
Destaques: Roger Guedes (A), Renato Augusto (M) e Fagner (LD)
Decepção: Luan (A)
Artilheiros: Jô e Roger Guedes, 7 gols
Rei das assistências: Jô, 4 passes-chave
Técnico: Sylvinho
Melhor atuação: Corinthians 2x0 Santos (34ª rodada)
Pior atuação: Atlético/MG 3x0 Corinthians (31ª rodada)
Turno: 28 pontos, 6º colocado
Returno: 29 pontos, 5º colocado
Prognóstico: briga por vaga na Sul-Americana
2022: classificado para a fase de grupos da Libertadores
Resumo da temporada: Nota 7! Com boas contratações chegando no decorrer do campeonato, o Corinthians conseguiu sair das zonas intermediárias da tabela e, com muito trabalho, terminou classificado à fase de grupos da Libertadores.

Comentários

Postagens mais visitadas