VIDA BOA PARA ALGUNS, DIFÍCIL PARA OUTROS

    Nesta sexta-feira foram sorteados os grupos da Libertadores, em que conhecemos os adversários dos oito clubes brasileiros classificados. Entre grupos fáceis e difíceis, teremos grandes confrontos, clássicos e partidas empolgantes. Vamos conferir as chaves:

Grupo A - Palmeiras, Emelec/EQU, Deportivo Táchira/VEN e Independiente Petrolero/BOL
Palpite: Comprovando sua sorte em sorteios, o Palmeiras cai numa chave fraca contra equipes de pouca expressão, o que é mesmo o mais justo para o atual campeão da competição. Assim, acredito que o time alviverde passará com extrema facilidade, seguido de longe pelos pouco empolgantes equatorianos do Emelec.

Grupo B - Athletico/PR, Libertad/PAR, Caracas/VEN e The Strongest/BOL
Palpite: O Libertad pode até dar uma atrapalhadinha, mas ainda vejo o Furacão com grandes condições de ser o líder de seu grupo, de preferência com mais de 12 pontos. Na segunda posição, o Libertad deve avançar, pois venezuelanos e bolivianos não empolgam.

Grupo C - Nacional/URU, Vélez Sarsfield/ARG, RB Bragantino e Estudiantes/ARG
Palpite: Se apenas tradição valesse, poderíamos dizer que o Bragantino se deu muito mal, mas como o futebol é muito mais que uma camisa, o time da Red Bull tem sim condições de passar. No entanto, não será nada fácil, pois só há rivais tradicionais, que impõem pressão em suas casas. Mesmo assim, acho que o Braga passa em segundo. Pelo critério simpatia, vou de Nacional para a liderança.

Grupo D - Atlético/MG, Independiente del Valle/EQU, Tolima/COL e América/MG
Palpite: O principal destaque desse grupo é o clássico mineiro entre Atlético e América logo na primeira participação do Coelho na história da competição. Tirar alguns pontinhos do rival local será muito importante para o América pensar em avançar, mas sua briga é pela segunda vaga contra os equatorianos do Del Valle. Quanto ao Galo, a liderança é quase obrigação.

Grupo E - Boca Juniors/ARG, Corinthians, Deportivo Cali/COL e Always Ready/BOL
Palpite: Teremos revanche da final da Libertadores de 2012 dez anos depois. O gigante confronto entre Boca e Corinthians trará ainda mais importância para essa fase da Libertadores, e acredito que será o duelo crucial pela liderança do grupo. Por sua vez, Deportivo Cali e Always Ready brigarão para ir para a Sula.

Grupo F - River Plate/ARG, Colo Colo/CHI, Alianza Lima/PER e Fortaleza
Palpite: Mais um grupo pedreira envolvendo um brasileiro pouco tradicional em Libertadores. O River é bem forte e com certeza liderará, enquanto o Colo Colo não é um time fraco, sempre dá trabalho para os brasileiros. Além disso, há o Alianza Lima, mais tradicional clube chileno. Por isso, para passar, o Fortaleza terá que reviver seus melhores momentos do Brasileirão 2022.

Grupo G - Peñarol/URU, Cerro Porteño/PAR, Colón/ARG e Olimpia/PAR
Palpite: Três camisas pesadas do futebol sul-americano e um emergente argentino. Prato cheio para os gigantes? Não é bem assim: acredito (e torço, acima de tudo) em uma classificação do Colón, quem sabe seguido pelo tradicional Peñarol. Já os paraguaios devem ficar pelo caminho.

Grupo H - Flamengo, Sporting Cristal/PER, Universidad Católica/CHI e Talleres/ARG
Palpite: No último grupo, meu time do coração está junto de equipes que não têm poder para fazer frente, mas ainda podem dar seu trabalho. Por isso, todo cuidado é pouco. Contudo, usando mais a razão do que a emoção, não há motivos para temer tanto esses três adversários, e a classificação deve ser tranquila. Espero que o Talleres avance conosco.

Copa Sul-Americana

    A Copa Sul-Americana também teve sua fase de grupos sorteada hoje, e pelo menos três equipes tiveram sorte: São Paulo, Inter e Fluminense têm grandes chances de liderar seus grupos e avançar com tranquilidade para a próxima fase. Enquanto isso, os outros brasileiros passarão por dificuldades:

Grupo A - Lanús/ARG, Montevideo Wanderers/URU, Metropolitanos/VEN e Barcelona/EQU
Grupo B - Racing/ARG, Melgar/PER, River Plate/URU e Cuiabá
Grupo C - Santos, Unión La Calera/CHI, Banfield/ARG e Universidad Católica/EQU
Grupo D - São Paulo, Jorge Wilstermann/BOL, Ayacucho/PER e Everton/CHI
Grupo E - Internacional, Independiente Medellín/COL, 9 de Octubre/EQU e Guaireña/PAR
Grupo F - LDU/EQU, Defensa y Justicia/ARG, Atlético/GO e Antofagasta/CHI
Grupo G - Independiente/ARG, Deportivo La Guaira/VEN, Ceará e General Caballero/VEN
Grupo H - Junior/COL, Oriente Petrolero/BOL, Unión Santa Fe e Fluminense

    Como apenas o líder de cada chave passa de fase, a briga promete ser bem grande, principalmente nos grupos A, F e G. Minha torcida é para os alternativos vencerem: Banfield, Ceará e Everton de Viña del Mar contam com meu apoio para levantar a Sul-Americana.

Comentários

Postagens mais visitadas