POUCO A SE COMEMORAR

    Ontem o Flamengo até venceu o Sporting Cristal no Maracanã por 2 a 1, conquistando sua quinta vitória em seis jogos pela fase de grupos da Libertadores, mas esse é um dos poucos pontos positivos da jornada de ontem. Como está sendo comum nesse ano, o time rubro-negro venceu sem jogar bem, mostrando muita dificuldade para criar chances claras de gol e sofrendo com brechas na defesa. Sorte que a equipe peruana é fraquíssima, o que facilitou as coisas. No entanto, a expectativa ruim é a de que quando enfrentar uma equipe realmente organizada, o Flamengo sofrerá muito. Parece difícil reverter esse quadro no momento.

    Como o Fla já estava classificado e garantido na liderança, minha expectativa era de um time bem alternativo, buscando poupar diversos jogadores. No entanto, a escalação não seguiu essa ideia à risca, e alguns jogadores, como David Luiz, Gabigol e Pedro começaram como titulares. O começo do jogo foi até interessante, com algumas boas jogadas e finalizações tortas do alvinegro, principalmente com Marinho, mas foi o Sporting Cristal quem teve a chance mais clara. Não fosse a ruindade dos peruanos, o Flamengo sairia perdendo, o que só serviria para intensificar as vaias.

    O primeiro gol do jogo saiu aos 30 minutos a partir de um lançamento de David Luiz, que colocou Isla na cara do gol para abrir o placar. No entanto, o primeiro tempo ficou marcado mesmo pelo cartão amarelo aplicado em João Gomes, que com isso está suspenso do primeiro jogo das oitavas de final. Mesmo com alguns desfalques e outros jogadores dessa posição pendurados, escalar João foi um erro de planejamento do Flamengo, que acabou correndo o risco com um jogador intenso. Assim, o time foi para o intervalo sob a desconfiança da torcida.

    Já no segundo tempo, o Flamengo conseguiu jogar pior que na etapa inicial, mostrando diversas dificuldades para atacar e sofrendo atrás, como outro gol feito perdido pelos peruanos mostra. Na frente, apenas Pedro e Gabigol estavam jogando em um nível minimamente aceitável, o camisa 9 inclusive alternava boas e más jogadas pela meia, enquanto Lázaro e Marinho eram uma mácula em campo, pouquíssimo produtivos. A vitória era rubro-negra, mas o placar de 1 a 0 representava preocupação, pois a qualquer momento o Flamengo poderia sofrer algum gol. Substituições eram necessárias, e elas enfim aconteceram aos 24 minutos para mudar o jogo.

    Andreas Pereira e Bruno Henrique entraram melhores que a dupla João Gomes e Marinho, enquanto Rodinei entrou com as mesmas dificuldades defensivas de sempre. Foi numa bola aérea cobrada por Andreas que Pedro marcou o segundo gol de cabeça, e o Flamengo quase fez o terceiro logo depois, em cabeçada de David Luiz que explodiu na trave depois de outra bola parada do camisa 18. Foi um pequeno tempo de um Flamengo sufocante.

    No entanto, com mais substituições e o tempo passando, o jogo voltou ao normal, no mesmo ritmo lento dos 70 minutos iniciais. Assim, o Sporting Cristal aproveitou para se assanhar no jogo e, em uma jogada meio morta pela esquerda, Gonzáles teve espaço para invadir a área, pedalar em cima do disperso Rodinei e bater mal, praticamente no meio do gol de Hugo, mas o camisa 45 deixou a bola passar. Falhaça de Neneca, mais uma nos tempos recentes, mostrando a imperícia desse goleiro na meta rubro-negra.

    Em suma, foi mais um jogo do Flamengo de Paulo Sousa que serviu muito mais pelo resultado do que pelo desempenho. Vendo o copo meio cheio, é legal ser líder isolado do grupo, classificado entre os melhores da Libertadores e avançar sem sofrimento, o que nem sequer passava pela nossa cabeça no período pré-2019. Entretanto, o que fica marcado negativamente é mais um desempenho pífio do Flamengo, que perde muitas chances no ataque e pena até contra um Sporting Cristal na defesa. Como já foi falado, a sensação é de que qualquer time organizado irá gerar dificuldades para o Flamengo, o que já reduz as expectativas para a temporada. Pelo que vemos em campo, as eliminações e fracassos são questão de tempo.

Em tempo:

_ Nos demais jogos da noite, o Palmeiras goleou mais um, 4 a 1 no Deportivo Táchira, enquanto o Bragantino levou 3 a 0 do Nacional/URU e não irá nem para a Sul-Americana. Por falar nessa competição, Santos e Banfield empataram por 1 a 1, resultado que classifica o Peixe, enquanto o Inter meteu 5 a 1 no 9 de Octubre com três de Rodrigo Dourado. Por fim, o Atlético Goianiense se salvou ao empatar com a LDU fora de casa por 1 a 1.


FLAMENGO 2x1 SPORTING CRISTAL
Copa Libertadores da América 2022 - Fase de grupos - 6ª rodada
Data: 24/05/2022 - 21h30
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Gols: Isla 30', Pedro 74' e Gonzáles 85'
Cartão amarelo: João Gomes, Távara e Yotún

FLAMENGO: Hugo Souza; Isla (Rodinei), Pablo, David Luiz (C) e Ayrton Lucas; João Gomes (Andreas Pereira), Thiago Maia (Diego), Marinho (Bruno Henrique), Lázaro (Victor Hugo) e Gabigol; Pedro. Técnico: Paulo Sousa.

SPORTING CRISTAL: Duarte; Lora, Chávez, Madrid, Merlo e Loyola; Yotún, Távara (Castillo) e Calcaterra (C) (Sosa); Gonzáles e Ávila (Grimaldo). Técnico: Roberto Mosquera.

Comentários

Postagens mais visitadas