EM BUSCA DO TOPO - PARTE 1

 MASTER LIGA - CHAMOIS NIORTAIS - PES 2016


MOTIVAÇÃO

    Após várias e várias Master Ligas com times de média ou alta expressão, além de não conseguir realizar trabalhos de longa duração com estes clubes, resolvi mudar um pouco minha forma de organizar minhas carreiras e, agora, escolhi fazer um caminho diferente: selecionar um time dos mais fracos do jogo, que esteja na segunda divisão de seu país, a fim de realizar com ele um trabalho a longo prazo, superando todas as dificuldades iniciais e descansar apenas quando vê-lo no topo. Por isso, escolhi o charmoso Chamois Niortais, pequeno clube da cidade francesa de Niort, na França, e lançar o meu desafio.


    O Chamois é um clube dos menores da França. Com uma tradição ínfima, pouca torcida e apenas uma única presença na primeira divisão no longínquo ano de 1987, o time azul se caracteriza mais por disputar as divisões de acesso locais do que por grandes feitos. Assim, é o clube perfeito para realizar nosso trabalho.

OBJETIVOS

    Poucas vezes montei objetivos bem definidos para minhas MLs, mas acho isso um aspecto fundamental para prolongar o save e torná-lo mais chamativo, com desafios verdadeiramente "desafiadores". Assim, apresento-os aqui:

1. Conseguir o acesso para a Ligue 1;
2. Sagrar-se campeão da Ligue 2;
3. Chegar às quartas da Coupe de France;
4. Classificar-se para uma competição continental;
5. Ter um jogador do clube convocado para a seleção francesa;
6. Ter um jogador formado no clube convocado para a seleção francesa;
7. Ter um jogador formado no clube convocado para a Copa do Mundo;
8. Ser campeão da Coupe de France;
9. Ser campeão da Ligue 1;
10. Ser campeão do Trophée des Champions;
11. Classificar-se para as oitavas da Europa League;
12. Ser campeão da Europa League;
13. Classificar-se para a Champions;
14. Passar para o mata-mata da Champions;
15. Ser campeão da Champions;
16. Ser campeão do Mundial de Clubes;
17. Sair da posição inicial para a primeira posição entre os franceses no Ranking de Clubes;
18. Sair da posição inicial para a primeira posição do Ranking de Clubes;
19. Fazer um jogador formado no clube ser o melhor jogador da Europa;
20. Fazer um jogador formado no clube ser o melhor jogador do mundo.

MENTALIDADE DO CLUBE

    Como o time do Chamois não começa com muito dinheiro, o elenco é fraco e o time de base também. Assim, a mentalidade que adotarei, pelo menos até eu conquistar o topo, é ser um clube formador, que investe na aquisição de jogadores jovens e promissores para, em caso de turbulências, lucrar com uma possível venda. No entanto, nos interessa mais montar um time competitivo e jovem do que vender os futuros craques.

    Para alcançar esses objetivos, o técnico do clube será Franck Pirés, ex-jogador do Arsenal e da Seleção Francesa. Começando sua carreira como técnico, o antigo meia armador aposta em um time rápido pelas pontas e firme atrás. O Presidente do clube, o belga Henri Gellets, acredita muito no treinador e no seu trabalho.

MENTALIDADE NAS NEGOCIAÇÕES

    Em questão de contratações, o Niortais aposta em três pilares para concretizar a compra de um atleta: idade, atributos e versatilidade. O primeiro está inteiramente relacionado à mentalidade do clube, que busca evoluir jovens talentos em busca de um time coeso e rápido. O segundo também é importante, mas não é ele que define qual jogador será vendido, já que o que importa é as características e o potencial de desenvolvimento desse atleta. Por fim, o terceiro aspecto vai mais de acordo com o treinador, já que, por gostar de trocar os atletas de posições, Pirés tem preferência por jogadores com características e posicionamentos diversos.

    Já no quesito vendas, a preferência é chegar vendendo todos os jogadores mais velhos do clube, como aqueles acima de 30 anos. Quanto aos jovens, eles são inegociáveis, a menos que times maiores da França ou de outros países ou times mais bem colocados no Ranking de Clubes mandem propostas.

REGRAS PARA CONTRATAÇÃO
  • No máximo um jogador livre por temporada;
  • No máximo três jogadores emprestados por janela;
  • No máximo 1/3 do elenco pode ser composto por jogadores não-europeus.
O OLHEIRO

    Nas minhas MLs, não costumo usar a figura do olheiro, por gostar de fazer as contratações por mim mesmo. No entanto, com o objetivo de provocar maior imersão no jogo e na experiência, utilizarei o olheiro como principal forma de conhecer novos jogadores, principalmente ao longo da temporada, quando a janela está fechada. Dessa forma, nosso olheiro Jacques Leclerc buscará jogadores jovens nas mais diversas regiões do planeta.

Comentários

Postagens mais visitadas