TÍTULO COM EMOÇÃO ATÉ O FIM

    No último domingo, tivemos a realização da grande final do 1º Torneio de Inverno do Clube Minas Gerais. Em uma partida equilibrada em boa parte do tempo, empolgante e com muita emoção, Estados Unidos e Camarões terminaram o tempo normal empatados em 3 a 3, com a equipe estadunidense conquistando o título nas penalidades. Foi uma final digna de um campeonato tão importante como esse.


    Sobre a partida em si, foi um jogo repleto de chances de gol, oportunidades e tensão. Logo no primeiro minuto, em jogada de Iguinho pelo lado esquerdo, o camisa 10 camaronês encontrou espaço para cruzar na cabeça do bem-posicionado Hanz, que inaugurou o placar em seu primeiro toque na bola. O gol sofrido logo no início poderia ser um baque para os EUA, mas não foi isso o que aconteceu, já que o empate veio rapidinho, aos 3 minutos, com Gabriel escorando para o gol depois de cruzamento de Danilo. Apesar dos gols, o início era de equilíbrio.

    Foi a partir do gol de empate que os Estados Unidos passaram a dominar o jogo, criando muito e dando trabalho para o goleiro Raul. Com muita velocidade da esquerda para o meio, com Gabriel e Danilo inspirados, além de firmeza na marcação atrás, principalmente com Nandinho, a equipe estadunidense passou a atacar com constante perigo, parando nas defesas inspiradas do goleiro Raul. Quando ele não estava lá para fazer a defesa, o travessão o salvou, como numa forte finalização de Danilo. Por sua vez, Camarões passou um bom tempo acuado em seu campo, sem conseguir desenvolver bem suas jogadas, com erros de passe e de tomadas de decisão no campo ofensivo. Jogando muito parado, Hanz era presa fácil para a defesa dos EUA.

    O panorama só começou a mudar depois do tempo técnico, em que Camarões tentou reequilibrar mais o jogo e sair para o ataque, muito mais a partir de finalizações de fora da área do que em jogadas pensadas e trabalhadas. Já os EUA passaram a dar muitos chutões pra frente, o que fez com que poucas jogadas fossem criadas. O crescimento de Camarões no jogo quase resultou no segundo gol no finalzinho da primeira etapa, mas Edgar fez um belo milagre para evitar o tento. No entanto, apesar dessa chance, pode-se dizer que o placar de 1 a 1 ao final dos 40 minutos iniciais ficou de bom tamanho para Camarões.

    Já no segundo tempo, o roteiro parecia ser diferente daquele da primeira etapa, já que Danilo virou o jogo cedo para os Estados Unidos, marcando logo com um minuto. Entretanto, como também acontecera na primeira parte do jogo, Hanz, de novo ele, apareceu para empatar de cabeça em jogada de bola aérea de Camarões. Com o placar novamente em igualdade, a tônica do segundo tempo foi o equilíbrio entre as duas equipes, que alternavam entre si o domínio da partida.


    Apesar de não ter o mesmo ímpeto ofensivo do primeiro tempo, os Estados Unidos pareciam mais perto do terceiro gol, chegando mais forte na área adversária a partir de jogadas de Danilo, jogando mais adiantado, Gabriel e Crackudo. Foi com esses três nomes mais o camisa 8 Nandinho que a seleção estadunidense fez o terceiro, em cruzamento de Nandinho que encontrou o pé de Danilo para decretar o 3 a 2. Com o passar do tempo, o ritmo dos EUA foi diminuindo e os jogadores da fernte cansando, especialmente Gabriel, o que deu margem para Camarões chegar perto da área adversária apelando principalmente para sua jogada principal: a bola aérea, visando sempre Hanz e Cafezinho. Já perto do fim do jogo, com a tática do bumba-meu-boi, a equipe verde e vermelha conseguiu o tão visado empate de novo com Hanz, de cabeça, aproveitando uma falha de marcação dos EUA. Apesar de legal, o gol foi polêmico, pois se originou de um escanteio muito contestado pelos jogadores dois Estados Unidos, que queriam o tiro de meta. Querendo fugir das reclamações intensas, o árbitro preferiu encerrar o jogo e decretar a decisão por pênaltis.

    Da marca da cal, tivemos pênaltis muito bem cobrados, com os goleiros acertando os cantos em quase todas as cobranças e os cobradores batendo com categoria. Cafezinho bateu o primeiro para Camarões, abrindo o marcador, mas Nandinho empatou. Já na segunda cobrança, Edgar fez uma defesaça em chute de Thiago, enquanto Gabriel converteu. Por fim, Hanz até marcou o segundo gol de sua equipe, mas Danilo deu o título aos EUA com uma batida muito boa. Título merecido dos EUA em um jogo tão emocionante como esse.

    Apesar dos percalços e de um começo um tanto quanto claudicante, os EUA conseguiram crescer ao longo do campeonato e mostrar futebol suficiente para derrotar as adversidades e buscar o título. Embora não tenha sido cotado como favorito desde o início, a equipe fez uma campanha boa e regular, com velocidade, criatividade e muita força no meio-de-campo. São essas as virtudes que fazem um time campeão.

Em tempo:

_ O título dos EUA é também um trunfo da instituição Peladeiros do Clube Minas Gerais, já que, dos 8 titulares da grande final, 6 são participantes assíduos da tradicional pelada de domingo no clube. Isso sem contar também os jogadores que estavam no banco.

_ Depois do torneio de inverno, agora é a vez do Quarentão, que está previsto para começar no mês de outubro.


ESTADOS UNIDOS 3x3 CAMARÕES (3 a 2 nos pênaltis)
1º Torneio de Inverno de Futebol Society do Clube Minas Gerais
Data: 25/09/2022 - 10h
Local: Arena Parc des Princes (Campo Society 1)
Árbitro: Romeu Castro
Cartões amarelos: Edgar, Zé Roberto e Thiago
Gols: Hanz 1', Gabriel 3' do 1º tempo; Danilo 1', Hanz 2' e Danilo 16' do 2º tempo;

ESTADOS UNIDOS: Edgar; Raul, Maicon e Danilo; Dani, Nandinho e Gabriel (C); Reginaldo.
Reservas: Bill Gaydsson, Crackudo, Marzo, Paraíba e Zaquinha.
Técnico: Rato Love
Auxiliar Técnico: Careca

CAMARÕES: Raul; Bruno, Zé Roberto e Lucas; Thiago, Cafezinho e Iguinho (C); Hanz.
Reservas: Diney, Mércio, Lehoni, Messias, Renatinho.

O CRAQUE DO CAMPEONATO: Nandinho (EUA)
ARTILHEIRO: Hanz (CAM)
GOLEIRO MENOS VAZADO: Edgar (EUA)
REVELAÇÃO: Danilo (EUA)
Flag Counter

Comentários

  1. Parabéns Daniel. Bela análise...

    ResponderExcluir
  2. A partida foi sensacional. Os jogadores se empenharam em busca da vitória. Os narradores deixaram a torcida envolvida com a partida. Todos ganharam. Por fim, a reportagem foi brilhante.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo belo texto, onde mostra o que foi a final em riqueza de detalhes, mostrando uma partida incrível digna de final de campeonato,
    As equipes participantes o nosso muito obrigado.
    Quarentão vem aí !
    Seguimos Juntos 👊🏻👊🏻👊🏻
    Capitão Dedé !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Dedé! Sem dúvida foi uma grande final de campeonato.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas