MUDANÇAS PARA MELHOR?

    Na tarde de hoje, foi divulgado pela imprensa que os clubes pedem algumas mudanças para a Série A do Campeonato Brasileiro. As duas principais chamaram muita a atenção: a diminuição no número de times rebaixados para a Série B e o aumento no número de jogadores estrangeiros a serem relacionados para cada partida. A aprovação ainda depende de votação no arbitral da CBF.

    A primeira proposta é a mais polêmica de todas, já que tem impacto direto na questão da disputa do campeonato. Diminuir de 4 para 3 o número de times rebaixados, apesar de ser uma ideia que segue modelos europeus, como o inglês e o italiano, não é muito do meu agrado, pois dificultaria que times tidos como grandes fossem rebaixados e possibilitariam que equipes ruins ficassem na primeira divisão. Por exemplo, com apenas três times caindo, o torneio principal do futebol brasileiro ficaria cada vez mais restrito.

    Como também entendo que cair quatro times talvez seja um pouco demais, minha ideia seria instaurar a disputa do playoff de rebaixamento, como é feito no futebol alemão. Assim, teríamos um grande jogo para encerrar o ano no certame nacional, com estádio cheio. No entanto, tal escolha é improvável, já que seria também mais uma data no já apertado calendário das equipes brasileiras.

    Quanto à segunda ideia, que foi proposta pelo São Paulo, acredito que aumentar o número de estrangeiros de 5 para 7 serviria para aumentar a competitividade do campeonato e possibilitar que novos talentos dos países vizinhos desembarcassem por aqui, afinal, o futebol hoje em dia é cada vez mais globalizado. Entretanto, talvez uma medida como essa diminuiria ainda mais o espaço para jovens atletas das categorias de base das equipes, mas, se bem trabalhada, tal medida impulsionaria ainda mais o trabalho de busca nas ligas sul-americanas. Enfim, é uma mudança acertada na minha opinião.

Comentários

Postagens mais visitadas