TRANQUILIDADE À VISTA?

    Foram sorteados na noite de segunda os grupos da Copa Libertadores da América. Assim, o Retrancados faz uma breve análise de cada chave, mostrando o que esperar da primeira fase realmente pra valer da competição. De cara já antecipo que o caminho rubro-negro parece ser tranquilo:

Grupo A: Flamengo, Racing, Aucas (EQU) e Ñublense (CHI) - à primeira vista, parece um grupo tranquilo para o rubro-negro carioca, com o Racing sendo a principal ameaça, enquanto Aucas e Ñublense são times mais fracos e menos qualificados. No entanto, para não ser surpreendido nesta fase e no mata-mata, será preciso desenvolver seu futebol e ter mais solidez defensiva.

Grupo B: Nacional (URU), Internacional, Metropolitanos (VEN) e Independiente Medellín - parece ser um grupo bem equilibrado, com Inter, Nacional e Medellín brigando por duas vagas. Apesar da aparente crise após ser eliminado nas semis do Gauchão no fim de semana para  o poderoso Caxias, acredito em classificação colorada, embora com dificuldades.

Grupo C: Palmeiras, Barcelona, Bolívar e Cerro Porteño - ao contrário das últimas temporadas, o Palmeiras dessa vez terá um grupo mais complicado pela frente, com equipes tradicionais em sua chave. No entanto, como time consolidado que é, fazendo um bom início de ano, deve passar com tranquilidade, com Barcelona e Cerro Porteño brigando pela segunda vaga.

Grupo D: River Plate, Fluminense, The Strongest e Sporting Cristal - peruanos e bolivianos normalmente são sinal de bom presságio na fase de grupos da Libertadores, mas dessa vez não é o caso para o Flu. Com um grupo difícil à vista, com um River em reconstrução, a altitude de La Paz pesando para o Strongest e o Sporting Cristal de Tiago Nunes, a vida não será fácil para o Tricolor Carioca.

Grupo E: Independiente del Valle, Corinthians, Argentinos Juniors e Liverpool (URU) - outro que caiu em um grupo difícil é o Corinthians, que terá pela frente, como adversário mais forte, o Del Valle, atual campeão da Sul-Americana e da Recopa. Assim, o time paulista brigará pela segunda vaga com os argentinos, enquanto o Liverpool deve ficar na lanterninha.

Grupo F: Boca Juniors, Colo Colo, Monagas (VEN) e Deportivo Pereira (COL) - quem deu sorte no sorteio foi o Boca, que tem tudo para reinar absoluto contra o decadente time do Colo Colo e os desconhecidos - e fracos - Monagas e Deportivo Pereira. No entanto, pelo seu time de operários, o grande time argentino deve ter algumas dificuldades.

Grupo G: Athletico/PR, Libertád, Alianza Lima e Atlético/MG - o Libertád é um time tradicional e pode dar algum trabalho, mas a tendência é que os dois Atléticos passem, com a disputa sendo realmente para ver quem fica com a liderança. Nesta chave, imagino que vencer em casa será a chave essencial para se classificar.

Grupo H: Olimpia, Atlético Nacional, Melgar e Patronato - em termos de tradição, paraguaios e colombianos são os principais times da chave, mas Melgar e Patronato têm condições de surpreender, já que Olimpia e Atlético Nacional não são mais os mesmos. Assim, todos os quatro podem passar.

Comentários

Postagens mais visitadas