CONSOLIDANDO UM 4-2-4

    Agora que terminaram as eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo, a Seleção Brasileira de Carlo Ancelotti parece buscar mais consolidar uma ideia de time do que testar. Em seu primeiro dos dois amistosos dessa Data FIFA de outubro, o Brasil jogou muito bem com seu esquema de quatro atacantes e bateu a Coreia do Sul, na sexta, com uma goleada por 5 a 0.

    Sem Neymar, eternamente machucado, e Raphinha, cortado também por lesão, o Brasil foi a campo com Casemiro e Bruno Guimarães sozinhos na linha de meio, segurando o piano para os quatro jogadores da linha de frente: Estevão, Vinicius Júnior, Matheus Cunha e Rodrygo. Em que pese as limitações do adversário, já que a Coreia não se defende tão bem, tentou uma linha alta no começo do jogo e não é um time tão sólido, apesar de ser o segundo melhor entre os asiáticos, o teste valeu bem, pois o quarteto ofensivo se movimentou muito bem, construiu, voltou para marcar quando necessário e fez o que devia fazer: gols. Estevão e Rodrygo marcaram o jogo com dois tentos cada.

    Fora o resultado acachapante, o esquema com quatro atacantes justifica-se muito mais para ser uma alternativa diferente de jogo do que para ser a forma principal de jogar do Brasil, principalmente contra equipes mais fortes, que marcam, se fecham melhor e têm melhores contra-ataques. Agora, se o intuito for o de jogar sempre assim, até contra times mais bem qualificados, o que acho que nem irá acontecer, é melhor apostar em outras formas de jogar.

    Amanhã, é a vez de pegar o Japão, adversário bem melhor, com jogadores mais conhecidos e uma forma de jogar mais sólida que da Coreia. Ancelotti já acena com muitas mudanças no time titular, então veremos o novo jeito de jogar do Brasil. Contaremos tudo aqui no Blog.

Comentários

Postagens mais visitadas