ATLETIBA PELO TÍTULO

    O Coritiba já subiu, mas a disputa pelo título da Série B está acesa principalmente pela rivalidade entre os postulantes à taça. Com 65 pontos, o Coxa é campeão até com um empate, enquanto a vida do Furacão é mais dura, precisando vencer o América na Arena da Baixada e torcer por derrota do rival. No entanto, o que vale mesmo é o acesso para a Série A do ano que vem.

    São 5 times postulantes às últimas três vagas, o que colocará fogo na rodada final do campeonato, ainda mais com um confronto direto entre duas dessas equipes. Veja a seguir o que cada time precisa para conseguir o acesso:

Athletico/PR (2º, 62): basta apenas um empate com o América em casa. Se perder, só não sobe se Criciúma e Chapecoense vencerem e o Goiás vencer o confronto direto contra o Remo. Qualquer outro resultado é acesso na certa.

Criciúma (3º, 61): garante o acesso vencendo o Cuiabá fora de casa ou até com um empate, desde que Goiás e Chapecoense não vençam juntos. Se perder, torce por um empate em Remo x Goiás e por tropeço da Chape contra o Atlético/GO.

Goiás (4º, 61): é só vencer o duro confronto direto contra o Remo em Belém que já sobre. Um empate pode servir, mas só se a Chape também tropeçar. Derrota é queda certa para o esmeraldino.

Chapecoense (5º, 59): dos candidatos ao acesso, é quem tem o jogo mais acessível. Para subir, precisa primeiro vencer o Dragão Goiano dentro da Arena Condá e secar um entre Goiás ou seu rival Criciúma. Outro resultado que não seja a vitória significará outro ano de Série B.

Remo (6º, 59): um confronto direto é sempre mais difícil, mas pelo menos ele é em casa. Precisa vencer e torcer para que a Chape não ganhe ou que o Criciúma no máximo empate.

    Diante de tudo isso, meu palpite para o acesso é Coritiba, Athletico/PR, Criciúma e Chapecoense.

Rebaixamento

    A briga contra o rebaixamento é mais tranquila, com três clubes lutando contra uma vaga apenas, já que Amazonas, Volta Redonda e Paysandu já se garantiram na Terceirona 2026. Vejamos o cenário de cada clube:

Athletic (15º, 41): tem uma tabela tranquila, contra o rebaixadíssimo Paysandu em casa. Conseguirá permanecer em caso de vitória, empate (se Botafogo/SP e Ferroviária não vencerem) e até derrota (também se Botafogo/SP e Ferroviária não vencerem).

Botafogo/SP (16º, 41): recebe o Avaí em casa, com salários atrasados e tudo mais no clube catarinense. Uma vitória garante a permanência, enquanto um empate pode ser muito útil se a Ferroviária ou o Athletic não vencerem. Já a derrota só serve se a Ferroviária ser derrotada também.

Ferroviária (17º, 40): é a única equipe que joga fora de casa, contra o Operário em Ponta Grossa. Só garante a permanência com uma vitória. Os excessivos 16 empates estão fazendo uma diferença negativa na tabela.

Meus palpites: Athletic e Botafogo/SP se salvam, mesmo com possibilidade de mala branca.

Comentários

Postagens mais visitadas