OS "NOVOS" ESTADUAIS
Com as mudanças do calendário do futebol brasileiro, antecipando o início do Campeonato Brasileiro para o final desse mês de janeiro - também conhecido como amanhã -, os torneios estaduais ganharam menos datas, novos regulamentos e, certamente, ganharão pesos ainda menores a partir de agora. Diante disso, analisemos como os clubes grandes da Série A estão enfrentando essa nova realidade do futebol brasileiro.
No Campeonato Mineiro, que continua com o mesmo número de datas na fase inicial, a dupla Atlético e Cruzeiro vem enfrentando alguns perrengues. Com apenas 7 pontos em 15 disputados, o Galo conseguiu sua primeira vitória no ano logo no clássico contra a Raposa e superou uma sequência de quatro empates seguidos na competição. No momento, estaria fora da zona de classificação para a próxima fase, já que está a distantes 4 pontos da URT, líder de seu grupo. Para o Cruzeiro, a situação também é difícil. Com 6 pontos, a Raposa vacilou três vezes até aqui no campeonato, sendo duas no Mineirão, e é o segundo colocado de sua chave atrás da surpresa North. Engraçado que, no momento, Atlético e Cruzeiro estariam se classificando para jogar o Troféu Inconfidência, torneio entre clubes que não avançam para as semifinais do Mineiro, e se enfrentariam. Imaginem como seria esse clássico?
Indo até São Paulo, o novo regulamento, inspirado na nova Liga dos Campeões da Europa, é um tormento para os ditos clubes grandes, pois prevê muitos clássicos e enfrentamentos difíceis em apenas 8 rodadas, colocando todos os clubes em uma tabela única de pontuação. Dos quatro gigantes do estado, somente Palmeiras (2º, 12) e Corinthians (4º, 8) estariam se classificando, enquanto Santos e São Paulo estariam fora. Para o Tricolor, inclusive, a situação é complicada, pois o risco é real de rebaixamento. Não duvido que mudem esse regulamento para os próximos anos.
Por fim, no Campeonato Carioca, o Flamengo está pagando mais pelos erros do time sub-20 do que pela má organização do torneio. Com dois grupos de 6 equipes cada, o Cariocão tem 4 equipes se classificando em cada chave, mandando os dois clubes restantes de cada grupo para um torneio em que o pior é rebaixado. Jogar um torneio como esse seria uma vergonha, mas o Campeonato Carioca por si só também não vale nada. Com apenas 4 pontos e uma partida apenas por fazer, o time rubro-negro torce contra os pequenos, como Maricá, Nova Iguaçu, Boavista e Madureira, para ainda tentar ficar entre os 4.
Amanhã começa o Brasileirão, e com ele os campeonatos estaduais tendem a perder ainda mais valor daqui pra frente. Vejamos como será a abordagem dos clubes com os torneios regionais a partir de agora.
Comentários
Postar um comentário